Atualizado em: 27 julho 2011

Calendário Bolsa Família 2012

O Bolsa Família é um programa desenvolvido com a condição de transferir renda aos familiares de alunos da rede pública de ensino. Confira aqui o calendário 2011.

Bolsa FamíliaO Bolsa Família é um programa desenvolvido no governo do presidente Lula com a condição de transferir renda aos familiares de alunos que estão frequentando uma instituição de ensino. O objetivo inicial do programa foi unificar o programa Fome Zero aos programas Bolsa Escola e Auxílio Gás, criados no governo de Fernando Henrique Cardoso. O Programa Bolsa Família é tecnicamente um mecanismo de auxílio financeiro às famílias pobres, que são classificadas desta forma quando possuem uma renda per capita de 10 reais a 140 reias, e às extremamente pobres, com renda de 0 a 10 reais. O programa foi desenvolvido com o intuito de fazer com que os pais mantenham as crianças na escola para que seus filhos sejam beneficiados monetariamente pelo Bolsa Família, além de tentar reduzir a pobreza.

O Programa e a Pobreza

Foi classificado como um dos principais programas contra a pobreza no mundo que auxilia o incentivo ao estudo com o objetivo de melhorar a educação do país. A questão é que o programa se Governoresponsabiliza pelo dinheiro à família apenas se a criança frequentar a escola, mas não supervisiona o rendimento escolar e as questões pedagógicas do aluno, o que não garante um bom resultado no que se diz respeito ao conhecimento e à educação da criança que recebe o auxílio financeiro do governo.

publicidade:

Benefícios

O Bolsa Família disponibiliza diferentes tipos de benefícios, são eles: Básico, Variável e Variável Vinculado. O Benefício Básico possui o valor de 68 reais e é pago às famílias que tenham uma renda mensal de até 70 reais por pessoa. O Benefício Variável possui o valor de 22 reais e é pago para famílias que possuem renda de até 140 reais e tenham crianças de até 15 anos em sua casa. O Benefício Variável Vinculado ao Adolescente paga 33 reais às famílias do programa que tenham adolescentes de 16 e 17 anos frequentes na escola.

As escolas são responsáveis por informar a frequência dos alunos para que estes recebam o valor da bolsa. A transferência do dinheiro ocorre mensalmente e conforme o calendário disponível.  Confira abaixo o calendário para o presente ano:

Calendário

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook