Atualizado em: 4 junho 2012

Como cair na Malha Fina

Veja algumas dicas que serão úteis na hora de declarar seu imposto de renda e evite cair na malha fina, assim você pode restituir os valares com mais rapidez.
Você Sabia?
Se um contribuinte é pego na malha fina um processo de investigação é instaurado para que se verifique se as informações são ou não verídicas. A lei brasileira pune os que tentam ludibriar o leão com pagamento de multa e até cadeia.
Malha Fina

Fuja do leão, faça sua declaração de imposto de renda corretamente e evite cair na malha fina. (Foto: Divulgação)

Na hora de fazer sua declaração de imposto de renda fique atento se você não está se esquecendo de nada ou colocando algo além do que realmente deveria estar ali, os dados declarados serão verificados e se forem inverídicos o contribuinte pode cair na malha fina.

Como todos estão sujeitos a cair na malha fina da Receita Federal muitas vezes por pequenos erros que podem atrasar o recebimento da restituição é imprescindível ficar de olho com os mínimos detalhes, uma simples vírgula fora do lugar pode mudar tudo e quando isso acontece a desconfiança é a primeira coisa que acomete o sistema de verificação.

publicidade:

Não deixe para declarar tudo de última hora para evitar transtornos no momento em que for fazer a emissão do documento. Como sempre a pressa é inimiga da perfeição, portanto é comum que algo venha a dar errado.

O que pode fazer com que alguém caia na Malha Fina

  1. Não informar os dados de rendimento corretamente ou diferente do empregador e dos bancos;
  2. Se o contribuinte deixar de informar qualquer rendimento obtido no ano anterior, mesmo que seja pequeno;
  3. As deduções não podem divergir, os gastos com despesas médicas, por exemplo, devem estar idênticos aos que constam nos recibos;
  4. Não erre nos dados de seus dependentes e lembre-se que devem realmente ter relação de dependência com o declarante;
  5. Se os imóveis que rendem qualquer quantia de aluguel não estiverem inclusos em sua declaração de imposto de renda o leão também pode te pegar.
  6. Pode parecer difícil cumprir todas as exigências que a Receita Federal pede ao contribuinte, mas quem se adiante e procura realizar as tarefas com calma terão sem dúvida menos chances de cair na malha fina.

Datas dos sete lotes da restituição do imposto de renda 2012

  • 15/06 – 1º Lote
  • 16/07 – 2º Lote
  • 15/08 – 3º Lote
  • 17/09 – 4º Lote
  • 15/10 – 5º Lote
  • 16/11 – 6º Lote
  • 17/12 – 7º Lote

Para mais informações acesso o site da Receita Federal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook