Atualizado em: 21 novembro 2013

Cádmio: Riscos Deste Metal Tóxico

O cádmio é um metal encontrado na natureza associado a sulfitos de minérios de zinco, portanto veja mais informações abaixo.
Você Sabia?
Que o cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo humano: todas as células necessitam dele para funcionarem correctamente.
metal cadmio B.E

O cádmio é um metal tóxico, que pode causar sérios problemas de saúde

O cádmio é um metal pesado, subproduto da mineração do zinco. É um metal raro e insolúvel e, por isso, se acumula em plantas e animais.

O cádmio já foi muito usado por dentistas que faziam amálgama com esse metal. Hoje em dia, sua principal aplicação é em baterias de celulares e pilhas recarregáveis.

publicidade:

Riscos à Saúde

O nosso organismo é capaz de acumular cádmio e estima-se que, aos cinquenta anos, podemos ter uma carga de 20 a 30 mg de Cádmio nos nossos rins e nas paredes de nossas artérias. Esse acúmulo pode acarretar problemas sérios como a doença Itai-itai, uma doença que causa problemas no nosso metabolismo, descalcificação, reumatismo e outras complicações.

A alta concentração de cádmio também destrói o tecido dos testículos e as hemácias, células sanguíneas que transportam o oxigênio pelo corpo. O metal também é considerado carcinogênico, e especialistas provaram que ele pode ajudar no desenvolvimento da hipertensão e outras doenças cardíacas por prejudicar as paredes das artérias.

Onde Está o Cádmio

Hoje em dia, a maior preocupação existente em relação ao cádmio é a poluição causada pelas baterias de telefones e pilhas descartadas na natureza. Como esses dois produtos são uns dos que mais se reproduzem nas nossas indústrias ultimamente, o risco é muito grande. Existem centros que reciclam esses produtos de forma correta, é importante que levemos nossas pilhas e baterias para esses locais.

Na alimentação, o metal é muito encontrado em mariscos, peixes de água salgada e ostras. Alguns chás também são poluídos pelo metal e a fumaça de cigarro possui uma grande concentração de cádmio. É preciso evitar esses alimentos, e principalmente fumar, seja ativa ou passivamente.

Informação

O cádmio anda aparecendo nas notícias internacionais também por ter sido encontrado em bijuterias e acessórios que vêm da China. O cádmio aparece muito em bijuterias baratas, especialmente usadas por crianças. A pele absorve esse metal e nunca mais consegue expeli-lo, contribuindo para seu acúmulo.

Ainda pior é quando essas bijuterias entram em contato com a boca ou outras mucosas, como a parte interna do nariz. Por isso, cuidado com as bijuterias que compra e usa, principalmente as para crianças e os piercing, que entram em contato com mucosas (na língua e no nariz).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook