Atualizado em: 25 abril 2011

Brics o que é? BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China

Todo sobre o acordo do BRIC, países envolvidos, situações econômicas e seus benefícios.

O BRIC, que significa a sigla para Brasil, Rússia, India e China, e formado por esses quatros países emergentes com grande potêncial em BRIC - Brasil, Rússia, Índia e Chinadesenvolvimento. O Acrônimo foi criado por Jim O’Neill, que pertence ao grupo Goldman Sachs. No dia 16/06/2009 foi realizada a primeira cúpula do BRIC, reunindo os líderes dos 4 países para discutir mais influência, houve uma discussão sobre uma possível criação de uma moeda de reserva, mas o assunto não foi muito comentado.

No Final da Reunião o presidente da Russia, Dmitry Medvedev comunicou a exigência de mais poderes para os países em desenvolvimento em instituições financeiras internacionais e também da ONU (Organização das Nações Unidas) .

publicidade:

 

O Brasil é um dos países mais relevantes entre as nações do grupo, com fortes possibilidades de receber investimentos estrangeiros, a baixo se destacam os aspectos que contribuem para o crescimento econômico do país:

  • Parque industrial diversificado
  • Reservas minerais relativamente Grandes
  • Forte Mercado Consumidor
  • Grande Produtor Agrícola
  • BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China

Especialistas afirmar quem em 2050, os BRICs serão as maiores potências econômica no mundo, deixando para trás a União Européia e o crescimento dos Estados Unidos.

 

Benefícios

Pode-se citar as negociações dentro do grupo para a começar a utilizar moedas próprias nas trocas comerciais entre os países, surgindo um crescimento da utilização do DES (títulos de uso limitado emitidos pelo FMI)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook