Atualizado em: 2 abril 2013

Bóson de Higgs: Entenda o que é

O bóson de Higgs é uma partícula hipotética que seria a primeira com massa a existir após o Big Bang
Você Sabia?
Que o campo de Higgs surgiu um trilionésimo de segundo após o Big Bang, quando todas as partículas criadas não possuíam massa e eram todas iguais!
Bóson de Higgs 1

Bosão de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas.

Entenda o que é

O Modelo Padrão é uma das teorias mais importantes e a mais utilizada pelos físicos para descrever como o universo é organizado, quais as partículas que formam os átomos, a matéria que existe, e as forças que agem sobre ela

Os físicos fazem isso há séculos: primeiro começaram com os átomos; depois vieram prótons, nêutrons e elétrons; e finalmente os quarks e léptons.

publicidade:

Sendo que o modelo padrão argumenta que a matéria é composta por 12 partículas, onde há  seis tipos de quarks, e seis tipos de léptons. Ainda segundo o modelo, quarks e léptons são indivisíveis.

Mas  o modelo padrão reconhece também quatro forças fundamentais, que são a gravitacional, a eletromagnética, a forte e a fraca. Sendo que cada uma dessas forças fundamentais tem uma partícula correspondente, que atua sobre a matéria, sendo que esta partícula correspondente  é o bóson.

O modelo padrão argumenta que as partículas não têm massa inerente, que na verdade, elas ganham massa passando pelo chamado campo de Higgs (um campo de força). Onde algumas passam direto por esse campo, sem interagir com ele, e portanto continuam sem massa.

Enquanto que outras partículas ganham massa, sendo que quanto mais elas interagem com o campo, mais pesadas se tornam. Entretanto, assim como todos os campos de força, ele precisa de uma partícula correspondente, chamada de bóson de Higgs.

Vídeo sobre o Bóson de Higgs

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook