Atualizado em: 24 fevereiro 2012

Bombas de combustível adulteradas

O programa Fantástico, da Globo, fez uma importante denúncia no começo de 2012 sobre a fraude nas bombas de combustível, que prejudicam os motoristas de todo o país.
Você Sabia?
Essas práticas asseguram que os instrumentos em uso e os produtos comercializados sejam metrologicamente confiáveis. Mas infelizmente alguns postos procuram tirar proveito de seus clientes.

Novo golpe: bomba de combustível adulterada

Durante o abastecimento do seu carro, você pode estar sofrendo o golpe do da bomba de combustível adulterada.

publicidade:

Para a grande maioria dos brasileiros, o ano de 2012 começou com o pé esquerdo, pelo menos para as pessoas que tem carro. Segundo as informações divulgadas no programa “Fantástico”, da Rede Globo, que foi exibido no último final de semana, os motoristas estão sendo lesados na hora de abastecer o seu veículo. Após fazer uma investigação, a atração mostrou para o Brasil inteiro como os golpistas agem: com um controle remoto que comanda uma bomba de combustível adulterada, o indivíduo consegue controlar a quantidade de líquido que vai para o tanque do cliente.

Além desse problema com a bomba, os motoristas brasileiros tem que conviver diariamente com outro golpe: o combustível adulterado. Caso seja colocado a gasolina ou o álcool “batizado”, o carro vai apresentar vários problemas em um futuro próximo, como perda de desempenho, entupimento da bomba de gasolina e até a corrosão do sistema de injeção eletrônica.

A denúncia

Com a auditoria da Associação Brasileira de Combate à Fraude e dos exames feitos pela empresa Falcão-Bauer, o Fantástico, que recebeu várias denúncias sobre a adulteração da bomba do combustível, montou um carro com um tanque transparente de 20 litros e foi para as ruas verificar a existência da fraude em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Após realizarem a coleta em diversos postos de gasolina, foi verificado que na grande maioria dos casos foi colocado menos combustível do que foi pedido.

Com a denúncia divulgada por todo o Brasil, os policiais, que já estavam investigando sobre a existência da fraude, organizaram uma espécie de blitz no começo dessa semana em diversos postos de gasolina por todo o país. No estabelecimento onde foi encontrado a adulteração, os donos do local foram levados para a delegacia para depor sobre o caso.

Como funciona a fraude

Segundo o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, José Tadeu Penteado, a fraude da bomba de combustível consegue enganar a fiscalização por causa de um controle remoto que é ativado pelo golpista. “A fraude na bomba funciona normalmente até que o proprietário do posto, ou o gerente, aciona o controle remoto. Quando a fiscalização chega, ele ativa a fraude. Quando a fiscalização sai e o consumidor chega, o sistema fraudado volta ao normal”, explicou.

Veja a matéria sobre o caso

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook