Atualizado em: 26 setembro 2013

O que é Bolha Imobiliária? Existe risco de acontecer no Brasil

De acordo com um economista previu o colapso do mercado imobiliário americano acredita que uma bolha semelhante está se formando no Brasil.
Você Sabia?
Que Tedde uma Imobiliária que faz história. Fundada em agosto de 1970 pelo casal de advogados Miguel e Marialice Tedde.
images (7)

O aquecimento do mercado imobiliário em cidades como São Paulo e Rio só aumentam

Falar que uma bolha imobiliária no Brasil possa acontecer, se é que existe esta possibilidade não tem as mesmas dimensões de forma alguma do que existe no mercado americano. E se estourar o seu impacto acaba sendo menos expressivo.Os vários bancos nos Estados Unidos estavam tão loucos para conceder empréstimos que o faziam até mesmo para quem não comprovasse renda. Então tudo ficou fora do ar e provavelmente no Brasil isso não acontece.

Apesar disto uma alta de preços dos imóveis em São Paulo e aos poucos uma desaceleração dos preços depois desta alta expressiva alimenta uma série de dúvidas.Para ter uma ideia, as negativas são motivadas em parte por todas as declarações dos profetas de crise de hipotecas dos Estados Unidos.

publicidade:

Gigantes do Brasil

Empresas gigantes como o Santander, Itaú, Rio Bravo e Bain&Company não estão sozinhos. E o tema também está nos ouvidos e na antena do radar do Banco Central brasileiro, que lançou um índice de valores de garantias de imóveis para que pudesse então acompanhar os preços de imóveis em pelo menos 11 regiões do país.

Segundo eles não houve bolha alguma, e nada disso aconteceu, os ativos continuam se valorizando e houve um grande reequilíbrio.
Um dos principais combustíveis que aumentam o debate sobre a existência de uma bolha imobiliária ou não está em toda a dinâmica dos preços de imóveis que repetiu em uma menor escala o que aconteceu nos Estados Unidos, onde houve um inchaço e depois um estouro.

Informação

Depois de ter atingido um pico equivalente a 25,6% ao ano no mês de outubro o Banco central publicou que seu índice de IVG-R teria caído para 9% ao ano. Os preços continuam subindo apesar de ser gradativamente.

Na cidade de Brasília por exemplo, que tem o segundo metro quadrado mais caro do país houve uma grande queda, mas o resultado é tranquilizador.E no estado do rio de Janeiro onde fica o metro quadrado mais caro do Brasil este ano por sua vez existe uma estagnação de mercado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook