Atualizado em: 15 fevereiro 2011

Blogueira síria condenada a 5 anos de prisão

Tal al Mallohi

Uma blogueira síria de 19 anos foi condenada a cinco anos de prisão por espionagem, segundo comunicado recebido na terça-feira com informações de ativistas de direitos humanos para a libertação de todos os presos políticos.

publicidade:

A jovem, Tal al Mallohi, foi presa em 27 de dezembro de 2009, quando tinha 18 anos e estava cursando o ensino médio. Embora inicialmente não tenha sido informada das acusações, foi posteriormente acusada de espionar para um país estrangeiro cujo nome não foi revelado.

Na segunda-feira Al Mallohi foi acorrentada e levada de olhos vendados para o Supremo Tribunal da Segurança do Estado, e após uma sessão fechada, foi condenada a cinco anos de prisão por espionagem, de acordo com o Observatório Sírio para Direitos Humanos.

informação “secreta”

O estudante tinha um blog focado principalmente em comentários sobre o sofrimento dos palestinos. O crime que cometeu, de acordo com a ONG, foi “divulgar informações para um país estrangeiro, que deveria permanecer em segredo.”

Al Mallohi, neta do ex-ministro da Síria, desmaiou ao ouvir a sentença. Sua mãe, que estava esperando na sala do tribunal, irrompeu em lágrimas quando um dos advogados lhe informou sobre a sentença.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos em um comunicado, condenou a sentença recebida pela jovens e exigiu sua libertação imediata e todos os presos políticos.

“Apelamos ao Governo para abolir todos os tribunais militares e de segurança, especialmente os de Tribunal Superior de Segurança do Estado, e renovamos nosso apelo para o encerramento de todas os processos contra presos políticos e o retorno incondicional dos sírios que vivem fora o país “, disse o Observatório.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook