Atualizado em: 12 maio 2011

Martha Graham: Biografia

Martha Graham marcou a dança mundial pela sua técnica e irreverência como vocês poderão acompanhar na sua biografia. Uma mulher que fez do seu sonho uma linda realidade!

Biografia de Martha Graham Ela marcou a dança mundial e é considerada uma das melhores figuras da dança, Martha Graham nasceu em um subúrbio de Pittsburgh, Pensilvânia, em 11 de maio de 1894.

Martha Graham foi dançarina, coreógrafa e professora, é considerada uma das grandes figuras da dança moderna sendo chamada inclusive de mãe da dança moderna.

publicidade:

Sua inspiração para se tornar a dançarina tão marcante que foi, veio de seu pai que era médico e que tratava de distúrbios mentais dizer um dia na sua adolescência que dava o diagnóstico baseado no modo que seus pacientes se moviam.

Graham tornou-se interessada em estudar a dança depois que ela viu Ruth St. Denis em 1914. Seus pais não aprovaram ela se tornar uma dançarina, então ela se matriculou na Escola de Cumnock.

Somente após a morte de seu pai em 1914, que ela se sentiu livre para perseguir seu sonho. Após graduar-se em Cumnock, ela se matriculou na Denishawn Studio, uma escola de dança operada por Ruth St. Denis e Ted Shawn.

Martha Graham nunca tinha tido uma aula de dança até esse ponto, mas a menina pequena, calma, tímida, porém trabalhadora impressionou Shawn que a levou para excursionar com seu grupo em uma produção de Xochitl, baseado em uma lenda indígena. Em 1923, Graham deixou essa empresa para fazer dois anos de dança solo para o Greenwich Village Follies.

Biografia de Martha Graham Em 1925, Martha Graham tornou-se instrutora de dança na Eastman School of Music em Nova York. Ela começou a experimentar formas de dança moderna. “Eu queria começar”, disse ela, “não com personagens ou idéias, mas com o movimento.”

Ela rejeitou os passos tradicionais do balé clássico, queria que o corpo fosse relacionado ao movimento natural e à música. Ela experimentou o que o corpo poderia fazer com base na sua própria estrutura, desenvolvendo o que era conhecido como “movimentos de percussão.”

Depois disso fundou sua própria escola que formou grandes bailarinos e criou o seu próprio estilo de dança que possuía relação entre movimento, respiração e muito contato com o chão.

Foram 50 anos de uma linda carreira com 200 coreografias explorando temas diversos e diferentes.

Principais trabalhos

  • Letter to the World (1943)
  • Appalachian Spring (1944)
  • Cave of the Heart (1946)
  • Legend of Judith (1962)
  • Acts of Light (1981).

Biografia de Martha Graham Parou de dançar (1970), porém ainda coreografou A Sagração da Primavera (1984) de Igor Stravinsky, escreveu uma autobiografia, Bloody Memory (1991), onde detalhou seu método e morreu em Nova York no dia 01 de abril de 1991, conhecida como uma das artistas mais revolucionárias do século XX.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook