Atualizado em: 5 março 2012

Os Benefícios da Berinjela

A berinjela é rica em diversos nutrientes como magnésio, potássio e algumas vitaminas, oferecendo milhares de benefícios ao nosso organismo, como a diminuição do colesterol. Confira mais sobre essa hortaliça e outros benefícios oferecidos.
Você Sabia?
Para retirar o gosto amargo da berinjela, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
Os benefícios da berinjela

A berinjela é rica em vitamina B1, B2 e vitamina C, além de outros nutrientes importantes para o nosso desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

Dentre uma vasta gama de alimentos que nos beneficiam de diversas maneiras, a berinjela faz parte desse grupo, mas nem todos conhecem a fundo os benefícios da berinjela. Existem alimentos que possuem um valor energético alto, que traz benefícios de diversas maneiras para o nosso corpo, mas nem todos os alimentos que possuem tais nutrientes essenciais, possuem seus benefícios conhecidos popularmente.

A berinjela é um fruto que é originária de uma planta da Índia que foi aos poucos introduzida na Europa e, posteriormente, para as Américas. A berinjela é uma hortaliça que pode ser de tonalidade clara, rajada ou escura, sendo de diversos comprimentos e diâmetros também, muito usada em dietas específicas.

publicidade:

Essa hortaliça popularmente conhecida, mas pouco estudada, é composta por diversos nutrientes como magnésio, zinco, potássio, cálcio, vitamina B1 e B2 e vitamina C, componentes esses que são altamente responsáveis pelos benefícios que a berinjela traz ao nosso organismo. Muitas pessoas não tinham o conhecimento em relação à composição dessa hortaliça, sendo composta por tantos nutrientes responsáveis pela manutenção do corpo e sendo atualmente  muito consumida devido à esta sua composição.

Benefícios da Berinjela à saúde

Muitos estudos já demonstraram que a berinjela atua diretamente na diminuição do colesterol. É uma enorme fonte de minerais e vitaminas, principalmente quando está crua, possuindo nutrientes essenciais a um bom desenvolvimento do organismo. A hortaliça se destaca pela alta quantidade de água, sendo essencial para manter um corpo saudável e hidratado.

A berinjela possui também uma porcentagem de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, além de ser um alimento com poucas calorias, sendo um ótimo aliado na hora de fazer uma dieta. Embora ainda não existam muitos estudos sobre os benefícios da berinjela, é possível perceber os inúmeros benefícios através da sua composição, contendo os nutrientes básicos para qualquer bom desenvolvimento, além de outros elementos e vitaminas.

Até a casca da berinjela traz algum tipo de benefício. A tonalidade arroxeada de sua casca deve-se à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonóides, substâncias essas que inibem a produção de radicais livres, além de apresentar antioxidantes.

Sugestões de compra e de preparo da Berinjela

Na hora de comprar, procure as berinjelas de boa qualidade, aquelas que apresentam pedúnculo verde e duro, sem nenhuma mancha, macio e de pele fina. As berinjelas opacas e amolecidas indicam envelhecimento da hortaliça e que já não possuem suas propriedades nutricionais.

Até o momento do preparo, a berinjela deve ser armazenada inteira e com casca, evitando que haja perda de nutrientes e alterações que podem ocorrer sob refrigeração. Após sua compra, a berinjela deve ser consumida em até quatro dias, para garantir os benefícios oferecidos. Na hora de preparar, não retire a casca para não perder os nutrientes e não coloque muita água para que ocorra o cozimento, evitando também a perda. Além disso, evite cozinhar por um tempo muito prolongado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook