Atualizado em: 14 fevereiro 2013

Banco de Pele Humana: Doação e transplante de pele

A implantação do Banco de Pele Humana tem como principal objetivo atender crianças e adolescentes de 0 e 18 anos,
Você Sabia?
Que a pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.
pele-game

O Rio Grande do Sul possui o primeiro Banco de Pele Humana, ou Banco de Tecido Humano

Um banco de pele humana é uma instituição de saúde responsável pela retirada, preparação, armazenamento, disponibilização e uso da pele que foi doada por paciente que assinaram uma autorização para usar a pele depois de sua morte, ou pela família do doador. Um banco de pele humana é muito importante no atendimento a vítimas de queimaduras graves e outras doenças cutâneas.

Banco de Peles no Brasil

O primeiro banco de pele do Brasil foi fundado em Porto Alegre, no ano de 2005. No país os bancos disponibilizam a pele armazenada para centros de tratamento de queimaduras através do CNCDO, ou Centro de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, de cada estado. A disponibilização do tecido aos centros é administrada pelo Centro Nacional de Transplante.

publicidade:

Por muito tempo havia somente três bancos de pele no Brasil (Porto Alegre, São Paulo e Recife), mas a Organização Mundial de Saúde agora requer que o país tenha um banco de pele em toda cidade com mais de 500 mil habitantes.

Tragédia de Santa Maria

Depois da recente tragédia de Santa Maria ocorrida no dia 27 de Janeiro – aonde mais de duzentos jovens morreram em um incêndio em uma boate gaúcha e mais de cem foram internados com queimaduras graves -a questão dos bancos de pele chamou à atenção dos brasileiros. O atendimento dos feridos esgotou o estoque de pele humana no Brasil e mostrou como a doação de pele é importante para um país que, infelizmente, não possui muitos doadores. A Argentina, o Uruguai e o Chile doaram pele humana e tecido amniótico para o tratamento de queimaduras das vítimas do incêndio.

Doação

A doação de pele só pode ser feita com autorização do doador ou sua família, e pode ser feita com a pele de pacientes com morte cerebral ou parada cardiorrespiratória. Somente uma camada (1,5 mm de espessura) de pele é retirada do abdome, costas, coxas e pernas; e depois testada para averiguar a presença ou não de patógenos que impossibilitariam o uso. O armazenamento é feito por no máximo dois anos quando a pele não pode mais ser utilizada.

Uso da Pele Doada

A pele doada pode ser usada no tratamento de vítimas de queimaduras graves, acidentados que perderam muito tecido ou pacientes com problemas cutâneos.

No caso de queimaduras a pele doada é usada como uma espécie de curativo que protege a pele danificada enquanto ela se recupera. A recuperação total da pele queimada só pode ser feita com a pele do próprio paciente. A membrana amniótica também pode ser usada para a recuperação total da pele e outros tecidos por possuir células troncos que podem se desenvolver de uma forma mais saudável.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook