Atualizado em: 28 fevereiro 2011

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são software que foram elaborados para auxiliar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais. Ex: Moodle, SOLAR, TelEduc etc. Tudo isso, quem diz é a Wikipédia.

Esses softweres sem dúvida alguma ajuda tanto os professores como os alunos e se você tem oportunidade de usar essa ferramenta, então você deve logo de uma vez e tentar usá-la. Alguns são voltados ao entretenimento, outros à distribuição de notícias até que chegamos naqueles focados no sistema de ensino e aprendizagem pela Internet.

De acordo com a Wikipédia, veja abaixo as formas de Educação usando a informática

Educação a Distância: realiza-se por diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, dentre outros), sendo um termo abrangente, mantém a relação de discussão de tempo e espaço (distanciamento físico) dentro o processo educacional, porém não é obrigatoriamente dentro do ambiente Internet;

Educação On-line: realizada obrigatoriamente com Internet em papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.

E-Learning: formato de educação a distância com suporte na internet. É muito utilizado por empresas, em processos de treinamentos de funcionários e seleção de pessoal. Seu foco consiste em organizar e disponibilizar materiais didáticos e, como afirma a Professora Maria Elizabeth, recursos hipermediáticos.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook