Atualizado em: 19 setembro 2011

Auxílio Acidente - Como Receber e Quem Tem Direito

Trabalhadores que sofreram algum acidente e ficaram com sequelas, os impossibilitando de continuar a exercer suas atividades, têm direito a um benefício chamado auxílio-acidente, que tem caráter indenizatório.

Auxílio-Acidente é um benefício concedido pela Previdência social aos trabalhadores que sofreram algum acidente e ficaram com sequelas, reduzindo assim, sua capacidade de trabalho. O auxílio pode ser acumulado a outros benefícios pagos pela Previdência Social, exceto aposentadoria. Quando o trabalhador se aposenta, o auxílio-acidente deixa de ser pago.

O valor do benefício corresponde a 50% do salário de benefício que deu origem ao auxílio-doença corrigido até o mês anterior ao do início do auxílio-acidente, o pagamento é feito no dia posterior em que cessa o auxílio-doença.

publicidade:

Quem tem direito?

O trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurador especial, porém o empregado doméstico, o contribuinte individual e o facultativo não tem direito ao benefício.

Como Receber?

Não é exigido tempo mínimo de contribuição, mas o trabalhador deve estar em dia com suas contribuições mensais tendo, consequentemente, qualidade de segurado, além de comprovar através de exames da perícia médica da Previdência Social, que não está apto a continuar exercendo suas atividades.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook