Atualizado em: 23 setembro 2013

Autorização para dirigir fora do Brasil

A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é emitida em até cinco dias úteis pelo DETRAN.
Você Sabia?
Que o nome DETRAN/MG surgiu, então, em 1966, devido à vigência do Código Nacional de Trânsito.
Autorização para dirigir fora do Brasil 1

Carteira de motorista do Brasil permite dirigir no exterior

Quando vão fazer uma viagem para fora do Brasil, muitas pessoas escolhem alugar ou até mesmo comprar  um automóvel nesse outro país,para facilitar os passeios e aproveitar mais as  paisagens e pontos turísticos.  Mas,para dirigir fora do Brasil a pessoa deve tomar algumas providências para não ter problemas com a lei do país.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é aceita em mais de 130 países do mundo, mas  deve estar sempre acompanhada de um documento específico de direção internacional, conhecido como PID (Permissão Internacional para Dirigir) que é emitido pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

publicidade:

Como Solicitar a PID

 

A PID é aceita em 59 países e  para solicitar a PID,  basta que o cidadão se dirija a qualquer Centro de Formação de Condutores do Detran de sua cidade, levando a CNH original com uma cópia e um comprovante de residência. (original e xerox).

Sendo que há o pagamaneto de uma taxa, logo após cinco dias úteis é feita a entrega do documento.  A PID tem o mesmo tempo de validade da CNH, sendo bem semelhante à CNH, ao enquadrar os motoristas nas mesmas categorias estabelecidas pelas leis brasileiras. Mas tem a inclusão da tradução das informações contidas na CNH em sete idiomas como o inglês, espanhol, francês, árabe, alemão, chinês e russo.

Informação

 

Essas informações facilitam o trabalho de policiais e demais autoridades responsáveis em cada pais, seja no momento da locação de um automóvel ou em uma abordagem de rotina.

Nos  países fora do Mercosul, também é importante estar sempre com o passaporte, além da PID. No  caso de direção de veículos de terceiros em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, é necessário ainda, providenciar uma espécie de seguro chamado de “Carta Verde” que pode ser conseguido através das seguradoras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook