Atualizado em: 30 março 2011

Auditoria Interna - Conceito

Informações sobre execução da auditoria interna.

Progresso na EmpresaUma vez que possui como objetivo primeiro a necessidade de prestar auxílio à Administração Pública através da própria revisão de trabalho, ou seja, revisando constantemente os moldes pelos quais se desenvolvem suas atividades segundo análises empíricas, a auditor interno possui papel fundamental na vida empresarial do país. Particularmente ao se analisar as relações comerciais e as contemporâneas lógicas de fluxo de capital e mercadoria.

Basicamente, um auditor interno tem a responsabilidade de averiguar controles internos de uma organização. Em outras palavras, ele necessita verificar a sustentabilidade contábil e administrativa de uma entidade.

publicidade:

Quando Ocorre

Segundo o site Administradores e o Manual da Auditoria Interna [confira as fontes ao final do artigo], as seguintes práticas são fundamentais para a ocorrência e, portanto, para a necessidade da auditoria interna:

  • Revisão e avaliação da eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;
  • Determinação do grau de confiança das informações contábeis e de outras naturezas;
  • Observação de normas internas e legislação pertinente; e
  • Avaliação da qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.

A auditoria interna é efetuada, essencialmente, por um funcionário da empresa – fator este que defere da auditoria externa, executada por profissional autônomo.

Como Ser Auditor Interno

EmpresaO Manual do Auditor Interno ensina quais os procedimentos necessários para se tornar um auditor interno, levando-se em consideração todos os aspectos pertinentes ao cargo. Seja em questão de personalidade, seja no quesito profissionalizante.

Em suma, é preciso possuir senso crítico, assim como capacidade de separação analítica. Lembre-se de que o trabalho de auditor interno é metódico e requer total compreensão dos dados a serem averiguados – não cabendo, portanto, amadorismos e/ou outras quaisquer desvios do fazer profissional.

Manual do Auditor Interno

Fonte: Site

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook