Atualizado em: 18 outubro 2010

Atlântico Fundo de Investimentos

A Atlântico Fundo de Investimentos é uma empresa especializada em receber dívidas atrasadas e créditos sem pagamento ou que apresentem problemas de liquidação. Empresas deste gênero têm surgido com frequência no mercado, e a prática de vendas de dívidas tem se tornado comum.

publicidade:

Geralmente, estas empresas agem “pagando” as dívidas de clientes inadimplentes, especialmente ligadas aos setores de telefonia e cartões de crédito, e a cobrança a estes lhes é transferida. Logo o nome do cliente é incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, inclusive sem a devida notificação.

Entretanto, esta prática é ilegal. Segundo o Código Civil Brasileiro, nenhum cidadão pode ter seu nome negativado sem prévia notificação. O Código de Defesa do Consumidor prevê ainda que este direito de negativação do consumidor inadimplente não pode ser transferido, cabendo apenas à empresa na qual foi contraída a dívida.

Além disso, muitas das cobranças são indevidas, geradas por erro de sistema das empresas originárias ou por enganos de outros tipos, causando um número enorme de reclamações no Procon contra estas empresas de cobranças. Nestes casos, pode-se recorrer à justiça com um processo de danos morais pelo constrangimento causado da negativação do nome, e ainda por danos materiais se de alguma forma a cobrança dificultou ou atrapalhou algum tipo de negociação do cliente prejudicado.

Caso aconteça algo com você, procure um advogado e busque seus direitos!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook