Atualizado em: 25 janeiro 2011

Arquitetura de Sobrados

O Sobrado sem dúvida alguma é uma marca já no Brasil, principalmente nas grandes cidades, onde a tendência é sempre construir para cima. Para quem não sabe o Sobrado é um tipo de edificação construída por dois ou mais pisos, onde a área construída pode ser pequena ou relativamente grande.

publicidade:

Em São Paulo é bastante comum encontrar essas construções. Já que o terreno é pequeno para o tamanho da casa que o proprietário quer, então eles constroem mais para cima e aproveitar bem o espaço.

Hoje é considerado sobrado qualquer construção com mais de um piso. Mas de acordo com a Wikipédia a expressão surgiu de forma natural a partir dos sobrados construídos nas cidades mineiras (especialmente durante o Ciclo do Ouro), normalmente caracterizadas por uma topografia tipicamente chamada de “mar de morros”: as construções eram realizadas a partir do nível mais alto da rua, de forma que “sobrava” um espaço sob o piso principal da edificação. Com o tempo, este nível inferior passou a ser considerado o piso térreo, vindo a caracterizar os “sobrados”.

O sobrado vem desde os tempos do Brasil Colônia, quando era os senhores da época que moravam nesse tipo de casa.

Há sobrados extremamente elaborados, com detalhes e que também relembram a época de quando Brasil ainda era Colônia, mas há também os simples, de uma arquitetura não muito elaborada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook