Atualizado em: 9 janeiro 2011

Áreas de Exploração de Ouro no Brasil

Desde a fase colonial histórica do Brasil, nosso país tem grande potencial na extração do Ouro, tanto que na época em que Portugal era ainda nossa metrópole, o Brasil deu grandes lucros aos portugueses. Tal metal sempre foi muito procurado, tanto por exploradores da terra, Reis, imperadores e etc. sendo utilizado até como moeda de troca.

Hoje em dia, ainda temos grandes investimentos feitos na exploração de ouro. Atualmente a “Nova Bolsa” – que foi formada com a união da BM&F com a Bovespa em 2008 – é que faz o manejo da venda e troca do ouro no Brasil, sendo que suas transações de com formas de investimento chegam à casa dos 67 bi de dólares em dados estimados.

Podemos dizer que o primeiro local de extração de ouro no Brasil foi a capitânia de São Vicente desde o final do século XVI, porém a extração era escassa. A extração de ouro no Brasil se firmou no século XVII nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, tendo assim uma grande migração de pessoas para estes locais em busca de  emprego no garimpo.

Em Minas Gerais temos um histórico muito forte quanto à exploração mineral, tanto que o nome do estado é relacionado à mineração. Minas detém hoje 44,05% da mineração brasileira, sendo que, além da extração de ouro, minera também ferro, diamante, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.

O estado de Goiás detém cerca de 23,9% da mineração de ouro do país, também tendo assim grande espaço para investimentos na área e produção de renda. Temos também o estado do Pará com 10,1% e BA com 9,8% da produção de ouro do país.

Existem ainda outras regiões e estados mineradores, que acabam por compor a produção de ouro brasileira, como o estado de Mato Grosso, que possui grande potencial, com reservas de 1 a 5 toneladas de ouro. O Amazonas também tem sua participação na extração de ouro, visto que já atraiu 4000 garimpeiros de ouro até 2008.

A produção desses estados compõe aproximadamente 55 toneladas de ouro por ano, deixando assim o Brasil na posição de um grande minerador de ouro.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook