Modificado em: 22 março 2013

Ar no Cano de Água da Caixa: Como retirar

Aprenda como descobrir e tirar o ar no cano da caixa da água, onde toda casa possui um sistema de água encanada.
Você Sabia?
Que o encanador Mario surgiu nesse contexto, em 1983. O aspecto visual do bigodudo é muito curioso
foto-ilustrativa-de-encanador-mexendo-em-cano-1297440595852_560x400

A caixa de comando da cadeira necessita de uma saída de água

Geralmente quando acaba a água, ao retornar, passamos por um pequeno problema: entrar ar no cano da caixa d’água, o que gera um pouco de dor de cabeça para normalizar. Então, vamos aprender a descobrir se realmente há ar no cano e como podemos tirá-lo.

Como Ocorre

Toda a casa possui um sistema de água encanada. Ela é responsável por alimentar a torneira da cozinha, do banheiro, o chuveiro, o vaso sanitário, o tanque de lavar roupa, e outros locais que possam ter. Este sistema todo é abastecido pela caixa d’água, que armazena água através de uma tubulação externa, ou pela água que vem da rua, que vem por esta tubulação externa e já fica ligada em várias torneiras da casa.

Apesar de o sistema ser todo projetado para que a água esteja presente, há momentos que pode ocorrer à falta d’água no encanamento, logo, isto causa a entrada de ar nos canos, que impede a passagem da água por algum tempo.Além da falta d’água que pode ocorrer na região, esta entrada de ar ocorre também por causa de limpeza periódica na caixa d’água e até mesmo por conta de algum conserto na parte hidráulica.

Como tirar o ar dos canos

para a remoção do ar no encanamento é lembrar que existem pontos básicos por onde o ar deva sair, que são a torneira, o chuveiro e o vaso sanitário. Então, quando abrir o registro de água, você deve acionar a descarga, que geralmente é o cano mais próximo do registro, e em seguida a torneira da pia e da cozinha.

Por ultimo você abre o chuveiro para que a água saia por ali. Mas atenção! Antes de abrir o registro do chuveiro, posicione a regulagem do chuveiro para temperatura fria, pois, como sai muita água pelo bocal, pode queimar a sua resistência se tiver no “verão” ou “inverno”
Conforme a água for voltando a sair normalmente, você pode fechar as torneiras e o chuveiro.

Outra dica muito utilizada é u uso de uma bomba d’água, que deve ser conectada ao encanamento de sua casa para que puxe todo este ar preso nos canos. Este método pode ser utilizado em locais que contém muitas torneiras. Mas ainda assim, é importante efetuar o processo com o chuveiro, pois a água deve ser retirada de forma simples, evitando danos ao chuveiro.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook