Atualizado em: 27 fevereiro 2012

Aprenda a buscar currículos na Plataforma Lattes

Veja como é fácil utilizar a plataforma Lattes, como os filtros podem otimizar seu tempo de busca, encontra o currículo de quem desejar e estiver disponível, seja por nome, grau de escolaridade, entre outras opções, acompanhe e veja como é fácil
Você Sabia?
O nome da plataforma, Lattes é uma homenagem a Césare Mansueto Giulio Lattes. Ele foi um importante físico e trabalhou na pesquisa da estrutura atômica, teve importante participação na política ,no período pós Segunda Guerra e também se destacou entre a comunidade acadêmica.

A plataforma Lattes é útil para armazenar dados e currículos dos pesquisadores e acadêmicos da área de Ciência e tecnologia de todo o Brasil. Você pode procurar por teses de inúmeros assuntos, encontrar trabalhos realizados por grandes estudiosos e até cadastrar seu currículo.

O sistema não é muito complicado, porém no inicio algumas confusões e dúvidas podem surgir. Descubra como encontrar de maneira rápida aquilo que você procura exatamente, utilizando os filtros para pesquisas e facilitando sua navegação pelo site da plataforma Lattes.

publicidade:

Atenção ao passo a passo

Primeiro você precisa ir até o site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Lá você irá encontrar um link direto para a Plataforma Lattes. Vá por aqui.

Ao clicar em buscar, você irá verificar essa página.

P. Lattes

Primeiro passo para buscar currículo na plataforma Lettes (Foto: Divulgação)

Dois tipos de busca ficarão disponíveis em sua tela. Veja

Por nome ou assunto – Digite o nome do pesquisador ou se souber o assunto da tese ou publicação digite no campo e escolha a opção.

Doutores e demais pesquisadores

Nesse caso você faz sua busca de currículos de acordo com o nível de instrução dos pesquisados. Suponhamos que você queira ver todos os currículos que tratam de determinado assunto e deseja apenas encontrar doutores, essa é a opção ideal.

P. Lattes 2

Segundo passo para filtrar resultados(Foto: Divulgação)

Um pouco mais abaixo é possível filtrar ainda mais os resultados e otimizar sua busca, fica muito mais fácil, principalmente quando muitos já trataram de determinados assuntos e têm formação parecida, para evitar de se deparar com aquilo que você não procura utilize tudo que estiver à sua disposição.

P. Lattes 3

Terceiro passo para filtrar resultados(Foto: Divulgação)

Você consegue, antes de visualizar qualquer currículo, estabelecer a sua necessidade e ir direto ao ponto.

P. Lattes 4

Quarto passo para otimizar a busca e filtrar resultados(Foto: Divulgação)

Você consegue buscar os mais recentes ou antigos, buscar bibliografias e encontrar com precisão o currículo de quem deseja, além de demais informações, faça um testa é bastante útil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook