Atualizado em: 15 julho 2011

Anvisa SNGPC - Cadastro

Saiba mais sobre a Anvisa e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados desenvolvido para controlar e implementar ações para o segmento.

AnvisaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária, popularmente denominada pela sigla ANVISA, é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da saúde que tem como foco, promover medidas de controle sanitário para produtos tanto nacionais quanto internacionais que devem ser submetidos à vigilância. Dentre os produtos que são submetidos à agência podemos destacar alimentos e bebidas, medicamentos, fumos, cosméticos e saneantes.

Além do controle, a ANVISA é responsável pela aprovação de produtos para produção e posterior comercialização a ela submetidos e pela monitoração e fiscalização dos ambientes físicos, dos processos e das tecnologias utilizadas na fabricação de produtos referentes à saúde. A agência foi criada no ano de 1999 durante a segunda gestão do governo FHC com o intuito de amparar e favorecer a saúde em âmbito nacional.

publicidade:

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados

SNGPCComo sabemos, o consumo indevido de medicamentos, geralmente advindos da automedicação, podem trazer consequências gravíssimas e em alguns casos particulares podem ser fatais. Dentre as drogas de abuso mais consumidas no Brasil podemos destacar os anabolizantes (com intuito de ganho de massa corporal) e anfetaminas (finalidade emagrecedora).

Atualmente no Brasil, nós não temos um modelo de fiscalização voltado para monitoração e implementação de ações para controle do consumo dessas drogas, devido ao grande avanço tecnológico no setor. Portanto, a fim de disponibilizar informações confiáveis e que permitam à Anvisa executar ações corretivas frente ao risco do consumo de medicamentos controlados, foi criado o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

O SNGPC tem como principais objetivos, realizar o monitoramento da orientação e fornecimento de medicamentos, melhorar o processo de escrituração, realizar o monitoramento de hábitos de prescrição e consumo destes medicamentos para fins de controle, captar dados para tomada de decisão e criar uma dinâmica para o desenvolvimento de ações por parte da agência.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook