Atualizado em: 18 agosto 2010

Android Google – O que é ?

Acho que muita gente já ouviu falar do Android.

Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux.

publicidade:

Foi desenvolvido pelo Google e permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.

Ele é a resposta do Google para a falta de padronização e a falta de aplicativos para smartphones que enfrentamos atualmente, oferecendo um conjunto de possibilidades interessantes.

O que pouca gente sabe é que podemos experimentar muitas delas hoje mesmo, no aparelho celular atual.

A grande variedade de sistemas proprietários e incompatíveis entre si tem atrasado bastante o desenvolvimento dos smartphones de uma forma geral, parando, sobretudo o desenvolvimento de aplicativos.

Hoje em dia, a principal área de desenvolvimento para dispositivos móveis são os jogos em Java, o que é triste se considerarmos o potencial dos aparelhos atuais, que combinam processadores rápidos com conexões via EDGE ou 3G à Internet.

O Android é a resposta do Google para o problema.

Ele é um sistema operacional que pode vir a se tornar a plataforma dominante entre os smartphones ao longo dos próximos anos.

O Android tem tudo para conquistar espaço rapidamente, pois agrada a 4 públicos diferentes: os fabricantes de celulares, os desenvolvedores, os fabricantes de chips e tem tudo para agradar também os consumidores.

Agrada os fabricantes, pois é um sistema bem construído e que poderá ser usado sem custo nos aparelhos, ao contrário de sistemas como o Symbian e o Windows Móbile, usados atualmente.

Agrada os desenvolvedores, pois tem um kit de desenvolvimento de software aberta, que permite desenvolver aplicativos facilmente, diferentes de plataformas fechadas, como o iphone.

O Android agrada também aos fabricantes de chips, pois adiciona novos recursos aos celulares, o que aumentará a procura por processadores mais rápidos, impulsionando o desenvolvimento e a venda de novos produtos

A combinação de tudo isso tem tudo para dar origem a aparelhos melhores e possivelmente também mais baratos que os atuais o que naturalmente tende a agradar a nós consumidores.

O Google tem investido pesado no desenvolvimento do Android, não apenas montando uma boa equipe de desenvolvimento e investindo em contatos com fabricantes e na divulgação do sistema, mas também oferecendo US$ 10 milhões em prêmios para os desenvolvedores que desenvolverem os aplicativos mais originais para a plataforma.

Você pode se perguntar o que o Google ganha investindo no desenvolvimento de um sistema operacional para celulares apenas para distribuí-lo de graça depois.

A resposta é que os aparelhos móveis são uma área bastante estratégica para o Google, pois permitirá levar seus produtos, como o Gmail, Google Maps, Google Docs, sem falar na própria pesquisa aos celulares, atingindo um público muito maior.

Portanto seria uma parceria justa!

Com certeza teremos muito mais novidades brevemente!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook