Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Anatel Ouvidoria

Anatel Ouvidoria

A Anatel é a agência nacional de telecomunicações, responsável pela fiscalização das prestadoras de telecomunicação no Brasil. O consumidor de telefonia, por exemplo, pode solicitar o registro de uma reclamação contra determinada operadora do serviço, como por exemplo, telefônica, CTBC, entre muitas outras, através da Anatel.

publicidade:

Geralmente, o cliente somente vai recorrer a Anatel, uma vez já esgotados os passos para atendimento pela própria operadora responsável pelos serviços, mas isso não impede do consumidor reclamar diretamente a Anatel.

No entanto, vale lembrar que a Anatel somente atuará nos casos em que já houver um atendimento feito pela operadora, isso significa que o consumidor deverá apresentar um número de protócolo do atendimento que foi gerado para tal reclamação ou solicitação de serviço.

No caso de necessitar efetuar uma reclamação, procure primeiramente o departamento de suporte técnico, se houver, e caso realmente tenha um problema técnico, ou o departamento de cobrança, se o caso for faturas indevidas. Além desses departamentos, caso não haja sucesso, tente a ouvidoria da empresa, que possivelmente irá solucionar seu problema.

Tenha sempre a precaução de anotar os números de protócolos gerados nesses atendimentos, para sua segurança e para um atendimento efetivo por parte da Anatel, caso desejar efetuar uma reclamação nesse patamar.

A sugestão é esgotar as possibilidades nos departamentos competentes das empresas operadoras, antes de se submeter ao órgão fiscalizador, pois certamente, problemas ocorrem e podem ser solucionados, mas nem sempre há competência da empresa em dirimir certos problemas, e ai é quando se deve recorrer a Anatel.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook