Atualizado em: 5 janeiro 2014

Análise SWOT: O que é e exemplos

Neste artigo vocês conhecerão um pouco sobre "Análise SWOT" e poderão usufruir bastante.
Você Sabia?
Na hora de fazer a "Análise SWOT" é muito comum ter muitas respostas e por isso é sempre bom criar uma tabela onde se possa atribuir valores de importancia para as respostas
Vocês irão achar bem interessante a "Análise SWOT" ( Foto: Divulgação)

Vocês irão achar bem interessante a “Análise SWOT” ( Foto: Divulgação)

A sigla pode parecer até um pouco confusa, porém seu significado e sua aplicação são muito úteis na vida de um administrador de empresas e pessoas que possuem um espírito empreendedor e que desejam um planejamento que dê bons resultados. Caso este seja o seu perfil, confira abaixo um pouco mais sobre como funciona e o que é a análise SWOT.

O que é Análise SWOT

S(Strengths), W(Weaknesses), O (Opportunities), T(Threats). Em português esta sigla significa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e é à base de uma matriz que poderá te ajudar muito.

publicidade:

Estas quatro palavras são princípios para um bom planejamento estratégico de qualquer empresa, desde uma microempresa, até uma multinacional.

A análise é baseada em fatores internos (Forças e Fraquezas) e externos (Oportunidades e Ameaças). Com esses dados é possível ter uma visão do mercado onde a empresa irá estar, além dos pontos principais que devem ser tratados e aquilo que ela possui de melhor e que pode ser usado a seu favor.

Depois de dividir em fatores internos e externos é necessário fazer uma análise detalhada das forças e fraquezas, que é considerado o ambiente interno, que a sua empresa possui, quando comparada com as outras do mesmo setor. Isto será a base para que você impulsione um bom trabalho e obtenha melhores resultados.

Já no ambiente externo você irá analisar as oportunidades de crescimento e as fraquezas, que podem ser os concorrentes que você terá e produtos que eles poderão lançar para competir com a sua empresa.

Depois disso é necessário inserir os dados na matriz e por fim você terá feito uma análise detalhada com pontos importantíssimos que servirão para que você alavanque o seu negócio!

Confira abaixo um exemplo de análise SWOT e faça a sua!

Fonte: Site Administradores

Exemplo de SWOT

Análise SWOT 3Análise SWOT 2Análise SWOT 1Análise SWOT 4Vocês irão achar bem interessante a "Análise SWOT" ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook