Modificado em: 18 janeiro 2011

Alistamento na Aeronautica

Todo brasileiro do sexo masculino maior de 18 deve se alistar no serviço militar brasileiro. Não é uma questão de necessidade, mas de obrigação perano Estado brasileiro. O nosso serviço militar é composto por 3 instituições:

- Exército

- Marinha

- Aeronáutica

O serviço militar apenas é obrigatório para os homens, para as mulheres o alistamento é opcional. No geral, a maioria dos jovens acaba se alistando no exército, por talvez ser o caminho mais simples tanto para servir como para ser dispensado do serviço obrigatório. Enquanto o exército é responsável pela segurança das terras brasileiras, a Aeronáutica é responsável pelo espaço aéreo brasileiro e a marinha pelos mares.

O período de alistamento se inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril. A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente e duas fotos recentes tamanho 3 x 4.

O jovem deve alistar-se no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. A Junta de Serviço Militar é um órgão da administração municipal operada por funcionários designados pelo Prefeito e seguindo horário de expediente determinado pela Prefeitura.

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar será feita por ocasião da Seleção Geral. Isso não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão. Dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados durante a Seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o município em que se alistou ser tributário para a Força Armada na qual deseja ser incorporado.

Os salários podem variar de acordo com o cargo futuramente exercido, mas geralmente o serviço militar para oficiais paga bem. Isso sem falar nos benefícios. Então se o seu sonho é servir a aeronáutica, se aliste o mais breve possível.

Para maiores informações sobre a Aeronautica, basta clicar no link abaixo.

Aeronáutica

Exercite a sua cidadania. Sirva ao Brasil!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook