Atualizado em: 15 julho 2011


Alistamento do Serviço Militar - Exército, Marinha e Aéronautica

Se você é homem e completou ou irá completar 18 anos em 2011 saiba tudo sobre o Alistamento Militar que é obrigatório.
Alistamento Militar Todo jovem brasileiro ou naturalizado precisa se alistar nas Forças Armadas no ano que for completar 18 anos e este alistamento é obrigatório. O período que o jovem tem que se alistar vai do dia 01 de janeiro até o último dia do mês de abril, podendo o jovem se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Documentos necessários para fazer o Alistamento

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Carteira de identidade
  • Certificado de naturalização ou termo de opção
  • Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país,
    ou na marinha, por exemplo.
  • Uma foto 3×4 recente, colorida ou não (fundo branco ou azul).
  • Comprovante de residência

Alistamento Militar Para você se alistar é necessário que se encaminhar até uma Junta Militar próxima da sua residência munido dos documentos acima e você receberá o Certificado de Alistamento Militar e a data que deverá se apresentar para a seleção.

A seleção é feita nos Quartéis ou nos tiros-de-guerra e é feita entre os meses de julho e outubro onde o jovem será submetido à avaliação psicológica e física e estando aptos irão para uma Organização Militar, os que não forem escolhidos serão encaminhados

à Junta de Serviço Militar, para requererem o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Se você não se alistar poderá sofrer muitos danos futuros porque não poderá fazer concurso público, as empresas não assinam carteira de trabalho, não é permitido fazer título de eleitor, passaporte e fica impedido de fazer qualquer documentação.

Seleção Geral informações e
documentos necessários:

Alistamento Militar

  • Certidão de Casamento original se for o caso
  • Declaração escolar: Certificado de conclusão ou atestado de freqüência
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM)
  • Carteira de identidade (RG)
  • Certidão de Nascimento dos filhos se tiver
  • Evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

No dia da seleção o jovem poderá optar pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica segundo sua vontade e aptidões.

Depois de serem dispensados dos serviços militares vocês receberão o atestado de reservista que é um documento muito importante para os homens e em todos os lugares que exijam documentos será pedido.

Para retirar este atestado será cobrada uma taxa e o documento é entregue somente 30 dias depois.

O Atestado de Reservista é o documento que comprova que o jovem está na Reserva do Exército, Marinha ou Aeronáutica e que está quite com o serviço militar do seu país.

Caso você perca o seu Atestado de Reservista é só ir a uma Junta Militar e pedir a segunda via pagando uma pequena taxa.

Este documento é um dos mais importantes para todos os homens e por isso mantenha-o muito bem guardado para ser apresentado sempre que necessário.

Importante

Todo cidadão de 18 a 45 anos pode ser convocado a se juntar às Forças Armadas em caso de guerra e a partir do dia 01 de janeiro do ano que completar 46 anos deve procurar uma Junta Militar mais próxima da residência e solicitar um Atestado de Desobrigação Militar e desta forma se algo acontecer ele estará livre de servir a Pátria.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook