Atualizado em: 7 março 2013

Alistamento Militar 2013: Datas, Documentos e quem deve alistar-se

No Brasil é obrigatório o Alistamento Militar, todo jovem que tem ou vai completar 18 anos em 2013, deve se apresentar nas datas e nos locais indicados.
Você Sabia?
Que as Batalhas dos Guararapes, episódios decisivos na Insurreição Pernambucana, são consideradas a origem do Exército Brasileiro.

alista

O alistamento militar 2013 e 2014 é uma obrigação que todo cidadão homem brasileiro

Sabemos que a prestação de serviço militar é obrigatória a todos os homens que, naquele ano completam finalmente seus 18 anos de idade.

Esse ano, todos aqueles que nasceram no ano de 1995 deverão realizar a inscrição para o alistamento militar que está previsto em nossa carta magna, na Constituição Federal de 1988, no artigo 143, onde o principio é abordado.

publicidade:

Quem deve fazer o alistamento

Ele é obrigatório para todos aqueles que nasceram cidadãos brasileiros e que sejam do sexo masculino. Aqueles que são naturalizados brasileiros ou então, que optaram por adquirir essa naturalidade também estão compelidos a fazer a inscrição assim que receberam o Certificado de Naturalização ou então o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, dentro de um prazo Maximo de 30 dias, contados da data em que os mesmos receberam tal certificado. Mulheres são isentas na seguinte prestação.

Quais documentos devo levar

Para fazer a sua inscrição, você deverá portar um comprovante de residência, podendo ser de água, luz, conta de telefone, entre outros; duas fotos 3×4 sem a data e recentes e uma certidão de nascimento e caso seja casado, a certidão de casamento original.

Qual o prazo de alistamento

É obrigatório que o homem se aliste entre 14 de janeiro a 30 de junho do ano em que completar 18 anos de idade. Vale para aqueles que residem fora do país.

E se eu não me alistar

Os jovens que nasceram no ano de 1995, terão até 30 de junho de 2013 para efetuar o alistamento. Se não o fizer, ficará em debito com o Serviço Militar. As consequências são sempre futuras, principalmente na hora de conseguir um emprego, tirar passaporte, prestar concurso publico ou entrar para a universidade.

Vídeo sobre Alistamento Militar

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook