Atualizado em: 18 fevereiro 2014

O que é necessário para adotar uma criança no Brasil

Adotar uma criança no Brasil não é uma tarefa das mais fáceis, portanto veja abaixo as nossas e o que é necessário para realizar este serviço.
Você Sabia?
Que 25 de Maio é Dia Nacional da Adoção Em 1996, representantes deram Apoio à Adoção existentes no Brasil.
publicidade:
download (2)

Tempo médio para adoção de crianças é de um ano

O processo de adoção no Brasil demora em torno de um ano para que possa acontecer. Apesar disto poderá durar bem mais se o perfil que for apresentado do adotante para a criança for diferente do que está disponível em seu cadastro. Localizar por exemplo uma menina que é recém nascida, clara e com saúde perfeita poderá demorar em torno cinco anos ou mais para surgir.

No banco de crianças para adoção crianças que tem menos de 12 anos são minoria, e para se ter ideia no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), das mais de 5,4 mil crianças e jovens para adoção, mais de 4 mil delas estão em faixa etária superior de nove anos de idade.

publicidade:

Passo a Passo para a Adoção:

Procure primeiramente sobre a vara da Infância e Juventude de sua cidade e saiba os documentos que precisa começar a juntar para isto.

A idade que é mínima para se habilitar a adoção é de 18 anos independente de estado civil, desde que se tenha uma diferença de 16 anos entre quem deseja ainda adotar as crianças que serão acolhidas.

publicidade:

Será preciso solicitar uma espécie de petição, esta petição deverá ser preparada por um defensor público ou ainda um advogado particular, para que possa dar início a todo o processo de inscrição para a adoção, esta que deverá acontecer no cartório de Vara da Infância.

E somente depois disto seu nome será habilitado a constar nos cadastros locais e também nacionais de pretendentes deste processo de adoção.

Documentos Necessários:

Como documentos que devem ser propostos são os documentos de identidade, cpf, e certidão de casamento ou nascimento, comprovantes de resistência, comprovante de rendimentos ou ainda declaração equivalente, atestado ou ainda declaração médica de sanidade tanto mental como física.

Cursos e Avaliações Realizadas:

Os cursos de preparação consideradas de ordem psicossocial e jurídica para a adoção é algo obrigatório. Com isto o curso tem uma duração de dois meses com aulas semanais. Depois de ser comprovada toda a participação do curso.

Vídeo sobre Doação de Criança:

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook