Atualizado em: 18 março 2010

Abstinência Significado

Em linhas gerais, a abstinência vem da palavra “abster”, que significa “privar do exercício de uma função ou direito”, ou seja, a abstinência é caracterizada quando o ser humano deixa de fazer coisas que até então fazia parte do seu cotidiano.

publicidade:

Existem vários tipos de abstinência como a de comida, de sexo, de bebidas alcoólicas, entorpecentes, cigarros, diversão, trabalhos, enfim são infinitas as possibilidades.

No entanto, hoje em dia, a palavra “abstinência” tem uma conotação ruim, pois, ela é muito associada às drogas. Geralmente quando um dependente químico deixa de fazer uso das drogas, o seu corpo passa por uma forte crise de abstinência.

Segundo o site da Casa Dia, existem dois tipos de abstinência que o dependente pode sofrer:

 – Síndrome abstinência aguda –SAA – os sintomas são físicos/psicológicos/sociais provocados pela falta da droga, ocorre de 3 a 10 dias do último uso.

– Síndrome abstinência demorada – SAD – sintomas baseados na sobriedade, ocorre em meses ou anos: – mente confusa, problema de memória, reação emocional exagerada ou apatia, distúrbio do sono ou alteração, problemas de coordenação motora, sensibilidade ao stress.

A severidade da SAD depende da disfunção cerebral e da quantidade de stress experimentado. Os danos causados são reversíveis se houver tratamento adequado. A SAD é que torna a presença da disfunção cerebral, exemplo de 75 a 95% em alcoólatras. Pesquisas recente mostram que os sintomas da SAD estão ligados aos danos causados ao cérebro, devido ao abuso de drogas e podem causar a recaída em muitos casos.

As pessoas que possuem um problema de dependência precisam, em primeiro lugar, entender que essa é uma doença incurável, ou seja, ela terá que se policiar pelo resto da sua vida para não ter uma recaída.

Para obter mais informações sobre esse assunto clique aqui.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook