Atualizado em: 18 março 2010

Abstinência de Antidepressivos

O consumo de antidepressivo por parte dos brasileiros vem crescendo nos últimos anos em taxas superiores ao da média mundial. Existem vários fatores que explicam esse aumento, que vai desde o crescimento econômico, e consequentemente ao acesso a esse tipo de medicamento, até os problemas do cotidiano, como a pressão no trabalho, o stress, a concorrência e etc.

publicidade:

A depressão pode atingir qualquer um independentemente da sua idade ou classe social. A depressão é uma doença e como tal afeta o dia-a-dia do doente. Geralmente, as pessoas com depressão apresentam sintomas variados como perda de energia ou interesse, humor deprimido, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, lentificação das atividades físicas e mentais, sentimento de pesar ou fracasso.

O uso de remédios, com prescrição médica, diga-se, é fundamental para o tratamento, e a sua eficácia já foi amplamente comprovada. No entanto, quando o paciente pára de tomar de uma forma abrupta os remédios o seu corpo sofre com a abstinência.

Segundo o Dr. Drauzio Varella, os sintomas da abstinência aparecerão de 24 a 72 horas após a interrupção dos medicamentos. E os sintomas serão diversos:

– Psiquiátricos: ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos;

– Neurológicos e motores: tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia, cefaléia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores;

– Gastrintestinais: náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal;

– Somáticos: calafrios, fadiga, letargia, dores musculares e congestão nasal.

A crise de abstinência pode durar de uma a três semanas. Em alguns casos, ela pode ser confundida com outras doenças. Para tratar a crise basta reiniciar o uso do medicamento que foi abruptamente interrompido. Cerca de 24 horas após o reinicio os sintomas de abstinência começarão a melhorar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook