Atualizado em: 2 março 2011

Como ser um bom professor de Biologia

Como ser um bom professor de Biologia

 

publicidade:

Independentemente da área de conhecimento, o professor se vê cada vez mais desafiado no exercício de sua profissão. É básico o entendimento de que a escola é a casa do saber e sem os professores não há a aprendizagem. O problema é que nesse trajeto escola – professor – aluno há variáveis que influenciam o resultado final dessa questão.

Ser um bom professor requer equilibrar interesses e dificuldades, como o que a escola oferece de estrutura para que ele garanta o efetivo aprendizado dos alunos e o interesse dos mesmos em relação ao assunto. Além disso, o professor é cobrado ante as responsabilidades da escola, quando esta a assumiu diante dos órgãos regulamentares da educação como o MEC.

E o que dizer de um professor de Biologia? Estudos indicam que o bom Professor de Biologia possui competências de planificação, articulando corretamente conteúdos, estratégias e recursos e estabelece uma relação de empatia com os alunos, envolvendo-os no processo de ensino e aprendizagem.

Ao trazer atividades laboratoriais e de campo os alunos sentem-se motivados ao debate de ideias o que valoriza a avaliação formativa, enquanto que os alunos colocam a ênfase na diversificação dos instrumentos de avaliação.

Dessa forma, o professor se obriga a manter-se atualizado científica e didaticamente e mais do que isso, o professor passa a ter a necessidade de encantar o aluno como alimento para continuar com essa árdua jornada.

No que tange ao currículo específico da disciplina verifique este artigo e fique inteirado sobre o que é preciso para ser um bom professor de biologia, tecnicamente falando:

http://scienceblogs.com.br/bessa/2011/02/que_biologia_deve_saber_um_fut.php

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook