Atualizado em: 13 janeiro 2011

2ª Via Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é um documento de extrema importância. É o primeiro documento que se tem na vida e garante a criança desde que nasce os direitos de todo o cidadão brasileiro. Ela também é necessária para a retirada de outros documentos como o RG, mátricula na escola, uso do sistema público de saúde e etc.

publicidade:

Apesar de qualquer cuidado que possamos ter com o documento, não estamos imunes à perdas, roubos e rasuras. Pensando nisso, vamos dar à você mais uma informação útil.

Caso você perca sua certidão, o primeiro passo é procurar uma delegacia de polícia e fazer o boletim de ocorrência. Assim, você evitará problemas com a documentação. Com o boletim em mãos você deve se dirigir à um cartório para tirar a segunda via.

Uma alternativa ao cartório é o poupatempo, criado pelo governo do estado de são paulo. lá você pode retirar a segunda via de forma simples e rápida.

E lembre-se de tomar o máximo de cuidado possível com seus documentos; assim você evitará problmeas como esse. Porém caso aconteça, procure buscar o máximo de informação sobre sua situação para resolvê-la o mais rápido possivel.

Espero que o artigo tenha sido útil. Até mais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook