Atualizado em: 27 setembro 2011

IPTU 2012 › Isenção, preços e benefícios

Para 2012, se prepare, de acordo com pesquisas, ele sofrerá um reajuste maior, ou seja, terá uma aumento em suas taxas. O serviço para quem não sabe, trata-se de algo que incide sobre todos os imóveis urbanos e com edificações ou não.
IPTU 2012 | Isenção, Preços, Benefícios

O IPTU é cobrado a todos os anos, onde a cada dia, devemos ficar ligados aos valores e datas corretas a serem pagos (Foto: Shutterstock)

Todos sabemos, pagar as nossas dívidas, é algo muito importante, portanto, não importa o quanto você queira realmente contratar cancelar qualquer tipo de serviço, é necessário estar sempre por dentro do que realmente se deve ser feito.

O (IPTU) – Imposto Predial Territorial Urbano é algo obrigatório, com isso, não importa o que você pense, é necessário que, a cada dia, você esteja por dentro das relações voltadas as taxas e serviços de cobrança.

publicidade:

O valor do IPTU para 2012

O IPTU para o ano que vem, para quem não sabe, terá aumento. Em 2012, a Câmara Municipal aprovou um regime de urgência com o projeto de autoria do Poder Executivo no qual reajusta os valores dos carnês de IPTU em 5,79% para o ano seguinte.

Aos que moram em casas sem ser em condomínios, nem tudo é diferente, as contas também são pagas de uma forma normal, na verdade, as taxas que mudam um pouco, pelo fato de não ser em condomínios.

Segundo informações do vereador Heine Macieira (PP), tendo concedido entrevista afirmando que o projeto iria ter trâmite normal na Casa, podendo ser votado até mesmo no mês de dezembro, a assessoria de imprensa da câmara divulgou que o projeto teve de ser apresentado em regime de urgência, pois projetos que alteram a tributação municipal precisam ser apresentados com 90 dias antes do final do ano.

[share]

De acordo com informações, o reajuste não serviria para o exercício no ano que vem, enfim, como também não seria base para o cálculo da previsão do orçamento da prefeitura para o ano de 2012, pode-se dizer que, o reajuste praticado é o valor registrado pelo índice IPCA – 15 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cada cidade, tem acumulado a todos os anos um valor, readequando o valor de venda dos imóveis de cada localidade.

A supervalorização de imóveis e as taxas cobradas

Além dos valores a serem cobrados, pode-se dizer que, o IPTU é algo muito importante para as pessoas que enfim, tem um espaço para morar, na verdade, não importa o que você precisa fazer, seja para qualquer situações, é necessário estar por dentro de como resolvê-las.

Em algumas regiões da cidade onde os imóveis tiveram uma supervalorização nos últimos anos, além de melhorias que a prefeitura realizou próximo a estes imóveis, o reajuste será mais elevado, ou seja, mesmo havendo um certo valor a ser pago em alguns casos, é necessário obter os melhores resultados.

As taxas para o IPTU 2012, irão subir como já citado, e tem mais, os reajustes, entre elas, ficarão, entre 11,5% a 51,4%, para estes valores do aumento, serão para algumas regiões é claro, por conta disso, é necessário estarem ligados até mesmo em relação a 2 via do ITPU ou não, é bom estarmos por dentro.

A isenção do IPTU

Como sabem, o IPTU, é algo cobrado das pessoas que mais usufruem do local, pessoas que por meios de trabalho e outros gastos, devem dar conta de pagar pelo documento, mesmo assim, há uma certa isenção de algumas pessoas, neste caso, as pessoas mais indicadas a não pagarem o documento, são os servidores ativos ou inativos (aposentados), no qual, têm até o dia 21 de outubro para requerer a isenção do IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano) para 2012.

Para ter direito ao benefício, é preciso ter mais de três anos no serviço público do Município e ter uma residência que sirva exclusivamente para moradia. Para que possam conseguir a isenção do IPTU, é indicado que a pessoa se dirija até uma agência mais próxima da Caixa para sabe sobre como estar fora do pagamento.

O procedimento e a documentação necessária para solicitar o benefício estão disponíveis no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda ou, para  saber mais informações atualizadas sobre o IPTU 2012, visite o site da Prefeitura da sua cidade, como por exemplo: www.prefeitura.sp.gov.br.

O que é o IPTU

O IPTU – (Imposto predial e Territorial Urbano), trata-se de um tipo de serviço que incide sobre todos os imóveis urbanos e com edificações ou não. O tributo recai tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, o dinheiro que é arrecadado com o IPTU, ele é revertido diretamente para o Município, o que possibilita o financiamento de projetos importantes em áreas como a saúde, educação e infraestrutura.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook