Atualizado em: 24 maio 2010

30 anos de Pac Man

O game Pac Man foi lançado no dia 22 de maio de 1980, no Japão.

publicidade:

Foi uma febre nos anos 80, controlar um personagem amarelo, arredondado e faminto que fugia de fantasmas era uma das maiores diversões de quem viveu a infância nos anos 80.

O jogo Pac Man entrou para a história como um dos games mais populares do mundo e agora completa 30 anos.

Em 1980, a Namco distribuía nas casas de fliperama o jogo Puckman, do programador Toru Iwatani, que, em pouco tempo, virou febre. No ano seguinte chegou aos Estados Unidos como Pac Man, já que o nome original lembra um palavrão em inglês.

O jogo caiu nas graças do mundo e foi lançado em todos os formatos para todos os videogames do universo.

Até hoje, o jogo trintão deixa fãs saudosos e, é por isso, que alguns sites, disponibiliza o jogo online. Mate a sua saudade, até o Google fez uma homenagem de 48 horas para o Pac Man, deixando em sua página inicial o jogo disponível para todos que acessassem poder matar as saudades.

O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising enorme, com camisetas, casacos, calças, copos de café, pantufas, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…

Em 1982 é lançado Ms. Pac Man, a primeira seqüência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina com a boca pintada com batom vermelho e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.

Também é lançado Pac Man Jr. que mostra ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima e era um brinquedo.

Em 1982 a 1984, a Hannah Barbera produziu uma série animada baseada em Pac Man, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela Bandeirantes em 1986 no programa ZYB Bom e recentemente, no Sábado Animado pelo SBT. A série ao ser adaptada para o Brasil, mudou  o nome de Pac Man para “Comilão”. A série tratava das desventuras de Pac Man e sua família composta de mulher, filho, cão e gato, todos criaturas de forma esférica.

Para os fiéis fãs de Pac Man é jogá-lo gratuitamente na internet e matar as saudades. Quem teve infância faz tempo pode matar a saudade e jogar uma cópia muito fiel do original de Atari e quem não conheceu Pac Man quando criança aproveita para conhecer um dos vovôs dos games.

É muito bom matar a saudade!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook