Modificado em: 10 janeiro 2011

Tartaruga Marinha – Fotos

Um dos animais mais belos de todo o reino marinho é a tartaruga. Lentas na terra e bem ágeis no dentro d’água, esse animal encanta por causa dos seus leves gestos e sua lentidão. No famoso devagar e sempre.

A maior espécie de Tartaruga Marinha, é popularmente conhecida como Tartaruga de Couro, mas seu nome científico, aquele que qualquer pesquisador, independente do seu país pode reconhecer, é Dermochelys coriacea. Difícil, não?

Pois é, apenas o nome científico não muda, o nome popular, aquele que conhecemos, pode sempre variar.

Nos Estados Unidos, tanto as Tartarugas Marinhas quanto os Cágados são chamados de Turtles.

Poucas espécies de Tartarugas são carnívoras. A maioria é onívora, ou seja, se alimenta de plantas e animais, aquáticos ou terrestres. No casco desses animais existem placas dérmicas (aqueles quadradinhos que enfeitam os cascos) e, para saber a idade desses animais, é só pedir a um especialista que poderá descobrir contando as linhas de crescimentos dessas placas.

As Tartarugas são animais migratórios, não tem casa fixa, são conhecidas como viajantes do mar. Quando está na época de sua reprodução, ela retorna à praia em que nasceu. Ela coloca seus ovos escondidos em buracos dentro da areia desta praia.

No litoral brasileiro, o período de desova (quando colocam os ovos) é de dezembro a junho. Estima-se que para cada 1000 Tartarugas nascidas, apenas 1 ou 2 chegam a idade adulta. Elas levam 30 anos para se tornarem adultas e podem pesar de 65 (a mais leve) a 750 quilos (a maior).

No Brasil, o Projeto TAMAR é  o grande responsável pela preservação das Tartarugas Marinhas.

Dizem que os Quelônios são muito antigos e que vivem no nosso planeta desde a época dos dinossauros!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook