Atualizado em: 14 outubro 2013

O que são Marsupiais?

Os marsupiais não são antepassados dos placentários. Ambos os grupos surgiram no Cretáceo e desde então competem pelos mesmos nichos ecológicos
Você Sabia?
Que os mamíferos surgiram já no Mesozóico há cerca de 200 milhões de anos, mais ou menos na época em que apareceram os grandes e terríveis répteis.
canuru

Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos

Os marsupiais constituem um equivalente a uma interclasse de mamíferos onde a sua principal diferença com os placentários é a grande presença na fêmea de uma bolsa em seu abdome chamada de marsúpio, onde é que acontece a grande parte do desenvolvimento dos filhotes.

Existem algumas diferenças morfológicas nestes animais um tanto estranhas, como por exemplo duas vaginas na fêmea e um pênis bifurcado nos machos.

publicidade:

Origem dos Marsupiais

Os marsupiais não são animais antepassados dos placentários, grupos que surgiram durante a época do Cretácio e desde então acabam competindo pelos vários tipos de nichos considerados ecológicos. Atualmente estes animais vivem na região Australiana e também nas Américas. Ao todo no mundo existem mais de 320 espécies de marsupiais conhecidas o que correspondem há mais de 6% de todas as espécies de mamíferos.

Sobre suas Características

Podemos dizer como características principais destes animais é que a sua caixa craniana é considerada pequena e estreita, algo semelhante a cabeça de um cão e ele possui um cérebro que é relativamente pequeno e simples, se ele for comparado com os de mamíferos placentários que tiverem tamanhos similares.

Os vários marsupiais contam com um ângulo considerado infectado aos ossos dentários, o que é ausente nos animais de classe eutéria, e ainda seus ossos nasais sobrepõem os seus ossos frontais.

Distribuição e Habitat

Atualmente estes animais são encontrados exclusivamente no continente americano e na região australiana. Entre as Américas é possível dizer que na América do Sul existe o maior número de espécies, apenas uma espécie ocorre na América do Norte que é o gambá da Virgínia.

Muitos acreditam que as diversificações iniciais dos marsupiais aconteceram na América do Norte com isto no período do Mioceno Médio, apesar disto a linhagem teria se extinguido e somente teria reaparecido depois que as Américas do Norte e do Sul foram reconectadas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook