Atualizado em: 1 abril 2010

Polo Sul Antartida – Fotos

O continente antártico é um dos menores continentes da terra, tendo cerca de 14 milhões de Km² e rodeia o Pólo Sul, sendo cercado pelo Oceano Antártico. Com um frio intenso e ventos violentos, a região é permanentemente coberta por gelo, possuindo condições extremamente desfavoráveis pra qualquer tipo de vida. Entretanto, ali ainda vivem pingüins, focas e também um imenso número de baleias. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondnawa há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento vem acontecendo nos últimos 35 milhões de anos.

publicidade:

Tem a maior média de altitude, sendo o continente mais frio e seco.

A Antártica está sujeita ao Tratado de Antártida, onde diversos países que reivindicam a sua propriedade abriram mão para que o continente possa ser estudado científicamente.

O continente não tem população permanente, tendo uma população previsória de cientistas e funcionários. A população oscila entre mil e quatro mil habitantes.

 Uma questão muito importante que envolve a região, atualmente, é o derretimento das calotas polares. Graças ao aquecimento global, a temperatura global está aumentando, provocado pelo efeito estufa, seus enormes blocos de gelo têm-se desprendido do pólo sul. Este fenômeno climático pode acarretar sérios danos no futuro caso continue. Com o derretimento das geleiras, o nível do mar vem subindo de tal maneira, que alguns pesquisadores acreditam que a água cobrirá algumas cidades litorâneas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook