Atualizado em: 17 agosto 2011

Paul Cézanne – Imagens e Fotos

Saiba um pouco sobre este artista que marcou uma época.

Paul Cézanne foi um dos artistas mais importantes e que deu um novo rumo à história da pintura. Ele foi um pintor francês que aderiu ao impressionismo por um tempo e adorou a experiência de pintar ao ar livre descobrindo e se apaixonando pela possibilidade de registrar uma mesma paisagem de diferentes formas e cores somente pela alteração da posição do sol e das estações do ano. Com isso Cézanne desenvolveu um estilo único de pintura porque ele queria revelar uma maneira pessoal de apresentar e ver o mundo.

Cézanne elaborava interessantes montagens com frutas e objetos criando lindos quadros em formas geométricas.

publicidade:

Paul Cézanne foi um artista complexo e muito instável emocionalmente. Seu pai era banqueiro e não aceitava a idéia do filho querer ser um artista, mas Cézanne teve o apoio da mãe e o pai acabou concordando. Desta forma Cézanne abandonou a faculdade de direito e foi para Paris para estudar artes, mas não se adaptou ao estilo parisiense. Voltou para Aix onde seus pais moravam e começou a trabalhar com o pai. Também não se adaptou e retornou a Paris, mas a arte acadêmica de Paris não tinha espaço para pintores inovadores como Cézanne.

Com tantas recusas sua instabilidade emocional foi se agravando e ele se tornando mais tímido e depressivo. Nas suas obras ele deixava transparecer estes traços de sua personalidade e por esta razão ele é considerado o um dos iniciadores da Arte Moderna.

Ele desenvolveu um estilo único de pintar e se tornou um gênio na arte de pintar abrindo novos caminhos para a arte do século XX trazendo uma nova visão do belo e influenciando muito a arte do mundo todo.

Muitos são os quadros famosos que Cézanne deixou sendo hoje reconhecido como o responsável pelo estilo cubismo.

Um dos poucos pintores que conseguiu viver para ver suas obras fazendo sucesso Cézanne era um artista nato e pintava com a alma como podemos perceber por uma frase dele que diz:

“Quando eu preciso julgar uma arte, eu levo minhas pinturas e as deixo próximas a um objeto feito por Deus, como uma árvore ou uma flor. Se os dois lados combatem, elas não são arte.” (Paul Cézanne).

Abaixo várias obras de Cézanne para vocês poderem usufruir!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook