Atualizado em: 12 setembro 2011

Fotos do Palácio do Planalto em Brasília

A obra do Palácio teve início em 10 de julho de 1958 e foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.

O Palácio do Planalto é o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. Assim como o Palácio da Alvorada foi projetado por Oscar Niemeyer e promovida no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A obra teve início em 10 de julho de 1958 e foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.

publicidade:

A fachada principal caracteriza-se pela rampa que dá acesso ao salão nobre, local onde se realizam grandes eventos e também em ocasiões especiais como a visita de dignatários estrangeiros. O Parlatório, situado à direita da entrada principal, é o local de onde o Presidente e convidados podem se dirigir ao povo concentrado na praça. Foi usado no dia da inauguração de Brasília  em outras raras ocasiões, como no momento em que Fernando Henrique Cardoso passou a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva.

O Palácio consta de quatro pavimentos, com uma área de 36 mil metros quadrados e quatro anexos. No primeiro pavimento, serviços de Recepção e Portaria e Comitê de Imprensa. No segundo pavimento
estão os salões Leste, Nobre, Oeste, Sala de Reuniões e Secretaria de Imprensa e Divulgação. No terceiro pavimento se encontram: o Gabinete Presidencial e dos seus assessores mais diretos. No quarto e último pavimento funcionam, a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.

Caso queira conhecer o Palácio do Planalto de perto, confira a lista dos hoteis de Brasília. Saiba melhor também sobre a presidente Dilma Rousseff e os ministros do governo de Dilma

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook