Atualizado em: 20 julho 2011

Chernobyl em Fotos

Chernobil, Chernobyl ou Chornobyl agora é apenas uma cidade-fantasma visitada por fotógrafos, aventureiros e outras pessoas que não tem medo da radiação que ainda está bem presente no local.

Chernobyl está localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia.  O nome da cidade, curiosamente, significa “Absinto”. No meio da década de 1970, foi construída pela antiga União Soviética, uma central nuclear no noroeste desta cidade, no distrito de Raion.

publicidade:

Todos conhecemos a cidade de Chernobyl pela usina nuclear que sofreu um grave acidente em 26 de Abril de 1986. Nesta data, um reator explodiu, liberando uma enorme nuvem radioativa que contaminou absolutamente tudo ao seu redor.

A usina de Chernobyl era considerada segura, pois tinha um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidente. Ironicamente, foi justamente este dispositivo que causou a explosão, juntamente com uma série de erros humanos, ao falhar durante um procedimento de teste

Entretanto, como eu e você pensávamos, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.

Veja abaixo uma galeria de fotos feita por um dos fotógrafos que esteve no local após 25 anos do acidente que devastou a cidade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook