
Calmo, Seguro e bem ligado a familia, os Cães da Raça Mastiff são bem procurados. (Reprodução)
Muitas pessoas adoram cães de porte grande, porém, acabam por adquirí-los através de compras sem conhecer as suas características, tanto de tamanho, como também de comportamento, afinal, cada raça apresenta uma característica diferenciada.
Alguns são mais dóceis, outros são mais agitados, outros necessitam de mais cuidados com relação ao tipo de piso que vivem, entre muitas outras coisas que se deve ter atenção antes de se obter um filhote ou até mesmo um cão adulto, assim como muitas pessoas acabam por comprar ou adotar um cachorro, e o usam apenas como cão de guarda, algo que não é indicado para nenhuma raça. Antes de mais nada, é necessário que os donos de animais tenham em mente que é necessário que se tenha um companheiro, para que então se tenha um cão de guarda.
Características Mastiff
Como citado inicialmente trata-se de um cão considerado como de porte grande, tanto é que pode ser chamado também como gigante protetor, visto que em sua maioria é utilizado como cão de guarda. De acordo com o que é informado, a raça teria nascido na Ásia e então levado para a Europa. Com o que se baseia no padrão da raça, o cachorro pode chegar até a aproximadamente 92 cm e até 150 kg. A colocoração pode variar entre fulvo-abricó, fulvo-tigrado e fulvo-prateado e todos com a máscara preta que envolve o focinho e os olhos.
Com relação ao seu temperamento, este é considerado como calmo e muito ligado a família que o cria, apesar de ser dado como manso, quando próximo a crianças, é sempre importante que eles fiquem sob supervisão de um adulto que seja conhecido pelo cão. São considerados como ótimos quando necessária a convivência com outros animais, assim como também com pessoas e claro que também são ótimos cães de guarda, porém, e pelo fato de serem muito silenciosos, quando latem, pode significar que há algo de errado, assim como podem estar apenas solicitando anteção de seus donos.
Já com relação a sua saúde, é considerado como muito saudável e resistênte, ou seja, ficam doentes com grande dificuldade, principalmente aquelas que se apresentam por fatores hereditários.