Atualizado em: 26 setembro 2012

Samba Enredo Rio 2013: Beija-Flor - Letra e Música

Saiba mais sobre as eliminatórias para a escolha do samba enredo da Escola de Samba Beija Flor para 2013, seu enredo, quadra e carnavalesco.
Você Sabia?
A Escola de Samba Beija Flor está realizando eliminatórias para escolher o seu samba enredo para 2013! As eliminatórias ocorrem na quadra da escola que se localiza na rua Pracinha Wallace Paes Leme,1025, no bairro de Nilópolis, na cidade do Rio de Janeiro.

Estilo, tradição e Magia. Tudo isso a Beija-flor trás com grandes alegorias, e novidades em 2013. (Divulgação)

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor vai apresentar para o carnaval de 2013 o enredo “ Amigo Fiel, do Cavalo do Amanhecer ao Manga Larga Marchador”, dos carnavalescos Laíla, Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Víctor Santos e André Cezari.

Enredo para 2013

Amigo, sou um animal feliz e venho contar a minha história. Nasci pequenininho, no início da evolução animal, e cresci de acordo com o tempo, me tornando inteligente, companheiro, amável e elegante.

publicidade:

Quando o Homem deixou de ser nômade para fixar sua morada, deixei de ser selvagem para acompanhá-lo, e me tornei o fiel amigo dos viajantes, ajudando a matar a sua sede, uma vez que com o bater dos meus cascos no solo, descobri e fiz jorrar refrescantes fontes de água. Usei ainda a minha força para a agricultura e migração, transportando homens e mercadorias, de um lado para o outro, fazendo crescer os povos.

Com o florescer das grandes civilizações, preparei-me para as adversidades. Desempenhei um papel fundamental de força e fidelidade, indispensável nas disputas por poder e glória, nas lutas engajadas por imponentes realezas. Vi-me rodeado por escudos e lanças, espadas e vitórias. Materializei-me como um gigante cavalo de madeira, invadindo e destruindo Tróia, como um “presente de grego”, atravessando assim o limiar do tempo e do espaço.

Eternizado em lendas num mundo de encantamento, povoei a mente de povos antigos. Entre os deuses, fui escolhido o condutor divino das cortes celestiais, criando um misticismo riquíssimo de significados, que influenciaram o comportamento humano e o infinito de sua imaginação.

Forma magnífica!

Sob a forma de um magnífico presente de Alah, sou o símbolo da criação ao reunir em meu espírito as qualidades de outros animais: olhos tão potentes quanto os da águia, o faro tão sensível quanto o do lobo, a velocidade da pantera, a resistência do camelo, a coragem do leão, a memória privilegiada do falcão, a elegância do caminhar da corsa e a fidelidade indiscutível do cão. E no fogo cigano da purificação, conduzi meu senhor aos campos celestes da libertação final.

Com quatro patas e uma força incrível, fui o companheiro legítimo que puxou carroças, charretes, carruagens e bondes, ajudando os caixeiros viajantes, facilitando o comércio, e colocando o mundo em movimento e expansão.

Ao chegar na Europa, centro do Velho Mundo, tornei-me a relíquia da nobreza. Em Portugal, conhecido como Alter-Real, a estrela que voa, fui a raça estimada pela Corte lusitana.

No então chamado Novo Mundo aportei, sendo presenteado pelo rei português ao Barão de Alfenas, e do cruzamento com as raças ibéricas, que aqui chegaram na época da colonização, renasci como o sangue puro do Brasil, no sul de Minas Gerais. Terra que reunia diversos núcleos produtores como ouro, pedras preciosas e café, que garantiam o abastecimento da corte, então sediada no Rio de Janeiro. Quantas viagens eu fiz por essas fazendas e pelos caminhos da Estrada Real entre Minas e Rio, onde transitavam vários protagonistas da história construída sobre o meu dorso.

Surgi como a estrela dessa terra… Eu sou o Mangalarga Marchador; um animal sem fronteiras, uma grande paixão, de beleza forte, andar macio e comodidade que me fizeram brilhar. Sou esplendoroso, ágil, leve, sadio, ativo e dócil, detenho qualidades extraordinárias que lançam a minha raça, genuinamente brasileira, no cenário mundial, espalhando-se pelos caminhos da vida.

Veja e escute as parcerias que estão disputando o samba enredo para 2013:

J. Velloso, Ribeirinho, Marquinho Beija- Flor, Gilberto Oliveira, Dilson Marimba
Amendoim do Samba, Eli-Lobo, Paulo Roberto, Marcão Mangaratiba, Vagner Quirino e João Lima
Marcelo Guimarães, Veni Vieira, Montenegro, Théo M. Netto, Diogo Rosa e Rogério Damata
Tom Tom, Sormany, Dadinho e Valmir da Purificação e Gustavo Clarão com Ted Carvalho
Nívea Frutuoso, Wilsinho Paz, Inêz Sodré, Osmar, Lula Antunes e Comendador Elói, com participações especiais de Alexandre Moraes e Phabrício Pedraglia

Galeria de Fotos da Beija-Flor

Beija-flor 04Beija-flor 03Beija-flor 02Beija-flor 01Beija-florBeija Flor BBeija Flor A

Veja o desfile Completo do Ano Passado!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook