Atualizado em: 16 abril 2013

Festas Juninas Famosas: Calendário 2013

Mês de junho já chegou, e com ele as tão famosas festas juninas. Conheça um pouco mais da história destas festas e onde ficam a mais tradicionais do país
Você Sabia?
Que a Festa Junina é comemorada em países como Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido.
noivas-caipiras-Festa-Junina-das-Celebridades

As festas juninas da Suécia são uma das mais famosas do mundo

Apesar de não ser considerado como um feriado nacional, a época das festas juninas é celebrada em todas as regiões do Brasil. Uma festa de origem europeia, estas festas são uma grande herança da festa pagã de solstício de verão, que também causalmente era celebrada no dia 24 de julho do calendário juliano, este que era um calendário anterior ao gregoriano utilizado nos dias de hoje.

Foi então que a festa foi rebatizada com o nome de Festa de São João ao ser cristianizada durante a Idade Média e deverá homenagear importantes santos católicos como por exemplo Santo Antonio (13 de junho), São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho), entre vários outros santos.

publicidade:

Como são as festas no Brasil

No Brasil as festas de São João mais conhecidas são as tradicionais feitas na Região Nordeste. Esta era uma típica festa brasileira, realizada em uma área ao ar livre que é chamada de arraial ou arraiá, uma alusão a forma caipira de falar.

O local é decorado com bandeirinhas de papel de diversas cores, palha de coqueiro e balões que são feitos de papel de seda. É ainda possível se fazer uma grande fogueira na área central do arraial onde se erguem barraquinhas com atendentes que oferecem comidas variadas.

As comidas típicas desta festa são as que possuem milho como base no seu preparo como por exemplo canjica e pamonha, devido ao fato de ser uma época ideal para a colheita deste vegetal.

Sem dúvida alguma o ponto alto desta festa é a Quadrilha, onde os participantes disfarçados com roupas no estilo caipira dançam aos pares realizando assim todo o tipo de evoluções, conhecidas como Saruê, Baile Sifilítico ou Mana-Chica.

Informação

Em outras regiões do Brasil a quadrilha é normalmente liderada por um rapaz e uma moça que fazem o papel de noivos, o enredo da quadrilha resume uma historinha onde o pai da noiva está furioso pela gravidez da filha, forçando o noivo a se casar com ela

Ao contrário do que se poderia pensar o tom não é trágico, é cômico principalmente pela resistência do Noivo em aceitar o casamento.
Neste ano a festa deverá acontecer na segunda feira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook