Atualizado em: 27 março 2013

Festas de Debutantes Modernas

Hoje em dia realizar uma festa de debutante moderna é o sonho de muitos país que desejam ver suas filhas debutando.
Você Sabia?
Que o baile de debutantes surgiu em reinos da Europa, mais precisamente na França, Áustria, Alemanha e a Inglaterra, onde as famílias mais nobres e ricas realizavam uma grande festa de quinze anos com um baile
festa-01

Fazer uma festa de debutante marcante é um sonho entre praticamente todas as garotas

As festas de 15 anos, ou festas de debutante, forma um rito de passagem da idade infantil para a idade adulta, os bailes que receberam o nome do francês (debutánt: estreante, iniciante), marcavam o inicio da vida adulta de diversas moças na sociedade, com sua apresentação oficial a ela. Após o debutas uma jovem poderia frequentar reuniões sociais e usar roupas adultas, assim como poderiam namorar.

Nas recepções de debutas as jovens utilizavam vestidos suntuosos, como os vestidos de gala utilizados para dançar a valsa com seus pais após a meia noite, que se tornaram marca registrada da comemoração.Essa comemoração surgiu na Europa na época dos reinados, como forma de mostrar que a moça estava pronta para pretendentes e se tornou muito popular em várias partes do mundo, no Brasil, principalmente, durante a década de 50.

publicidade:

Linha do tempo

Durante os anos 50 e 60 grandes bailes eram realizados para a apresentação de diversas moças à sociedade, mas com o tempo a prática perdeu força, coisa que se explica com a revolução cultural que ocorreu nesses anos, tornando os jovens mais livres e com a perda de poder direto das elites, com os golpes que ocorreram no país, um bom casamento – motivo principal dos bailes, e uma boa apresentação na sociedade deixaram de representar tanto.

Nos anos 80 a maioria das meninas já se desvinculava do sonho de debutante, preferindo viagens ou presentes caros para substituir a festa, que seria de alto valor. A partir do final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 nota-se que as festas voltaram a serem requisitadas por meninas com sonhos de princesas, e as tradições voltaram a ser despertadas.

Informação

No entanto, atualmente, as festas já perderam muito de sua aura clássica e cada vez mais as aniversariantes, que hoje podem ser de qualquer idade, preferem manter o nome de “Baile de debutante” apenas para grifar a importância e alto valor da festa, que são ornadas com brilhos, vestidos curtos, música pop, lembrancinhas diferentes e muitas outras variações que são feitas baseadas no gosto pessoal da aniversariante, que é cada vez mais levado em conta.

Vídeo sobre Festa de Debutante Moderna

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook