Fundação
A Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro foi fundada em 5 de março de 1953, pela união de duas escolas de samba do morro do Salgueiro: a Azul e Branco e a Depois Eu Digo. Sendo que a escola de samba Unidos do Salgueiro, não concordou com a fusão das escolas e ficou de fora desta união, vindo a se dissolver com o tempo.
O primeiro presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro foi Paulino de Oliveira. Sendo que as cores da escola são o Vermelho e Branco.
Local da Quadra
A quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro fica localizada na rua Silva Telles, 104, no bairro do Andaraí, na cidade do Rio de Janeiro.
Conquistas
Já no primeiro desfile em 1954, com o enredo “Romaria à Bahia”, a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro conseguiu o terceiro lugar, ficando à frente da Portela.Em 1960 a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro conseguiu ser a grande campeã do Grupo 1, com o enredo “ Quilombo dos Palmares”, tendo por carnavalesco Fernando Pamplona.
Repetindo o feito em 1963, com o enredo “Chica da Silva” e tendo o carnavalesco Arlindo Rodrigues.Em 1965 alcançou o primeiro lugar no Grupo 1, com o enredo “História do Carnaval Carioca – Eneida”, com a união dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues. Já em 1969 conseguiu o primeiro lugar no Grupo 1, com o enredo “ Bahia de Todos os Deuses”, tendo novamente como carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues.
Em 1971 ficou em primeiro lugar no Grupo 1, com o enredo “Festa Para um Rei Negro”, com um conjunto de carnavalescos formado por Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Maria Augusta e Joãozinho Trinta.Em 1974 alcançou o primeiro lugar no Grupo 1,com o enredo “ O Rei de França na Ilha da Assombração”, com os carnavalescos Joãozinho Trinta e Maria Augusta.
Em 1975 alcançou o primeiro lugar no Grupo 1, com o enredo “Os Segredos das Minas do Rei Salomão”, tendo como único carnavalesco Joãozinho Trinta.Em 1993 conseguiu o primeiro lugar no Grupo Especial, com o enredo “ Peguei um Ita no Norte”, com o carnavalesco Mário Borriello.
E finalmente em 2009, conseguiu também o primeiro lugar no Grupo Especial, com o enredo “ Tambor”, tendo como carnavalesco Renato Lage.