Atualizado em: 1 dezembro 2010

Dicas de presentes para amigo secreto

Com o final do ano chegando e as confraternizações já comuns nas empresas e entre amigos e familiares, é comum sempre termos a festa de “amigo secreto”. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

publicidade:

As tradicionais brincadeiras entre amigos já se tornaram uma tradição e, para não deixar de participar, por não saber com que presentear, segue uma lista de dicas de presentes da festa mais comemorada antes do Natal e Ano Novo: a festa do Amigo Secreto.

É de costume entre familiares, o amigo secreto tem sido bastante aceito, uma vez que proporciona uma maior economia – ao invés de vários presentes, compra-se apenas um para a pessoa sorteada.

Presentes Artesanais

O ideal é que ninguém fuja do espírito criativo e que todos estejam preparados para ganhar, talvez, um simples desenho em uma folha de papel. O sorteio é convencional e o presente tem que ser feito pela pessoa.

Sugestões: porta-retrato de palito de picolé. Você, também, pode comprar uma peça de gesso ou madeira e pintar; porta-lápis com latinha de extrato de tomates, camisetas pintadas, quadro. Use a imaginação!

Geralmente, os presentes têm valor pré-estipulado. Respeite o limite. Gastar mais pode ser interpretado como bajulação.

Para fugir do óbvio com um pouco de criatividade, é possível evitar CDs ou chocolates. Alguns presentes são escolhas elegantes e podem ser dados sem erro. Exemplos: Livro de arte, lançamento em DVD e objetos relacionados ao ‘hobby’ da pessoa. Informe-se se o sorteado pratica algum esporte ou se coleciona algum objeto, por exemplo.

Presentes para mulheres

Lenços e echarpes, porta notas, preferencialmente, de couro. Bijuterias (brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas), porta-retratos, caixinhas decorativas, velas decorativas são boas pedidas. Assessórios como capas para ‘note book’ e pastas de trabalho costumam agradar. Perfumes, só se você souber qual é a marca preferida dela.

Presentes para homens

Em vez de gravatas, que tal presentear camiseta com apelo solidário a alguma causa ou acessórios para o escritório, como pequenas esculturas decorativas? Se o amigo secreto gosta de charuto, pode-se presenteá-lo com um cortador, um cinzeiro, uma porta-charuto de bolso ou um puro cubano. Se optar por bebidas, escolha um vinho, um espumante de boa safra ou um uísque importado.

Se você não gostou do seu presente, disfarce. Receba alegremente e se quiser trocar, vá direto à loja. Não precisa avisar quem presenteou.

Quando você for dar o presente, é bom identificar a procedência do produto. Se ele foi feito à mão, coloque um cartão com nome e telefone do artista. É bem elegante, além de divulgar o trabalho e a marca do artista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook