Atualizado em: 27 agosto 2013

A história do Rodeio no Brasil

A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá, na Austrália e em mais alguns países da América Latina
Você Sabia?
Que foi entre 1890 e 1910, o rodeio surgiu como entretenimento público, em vários eventos do Oeste, celebrações de julho e as convenções pecuárias.
rodeio-de-inocencia

O rodeio surgiu no interior dos Estados Unidos

O Rodeio nada mais é do que uma prática recreativa que consistem em permanecer por pelo menos oito segundos sobre um animal, normalmente um cavalo ou um boi. Toda a avaliação é realizada através de dois árbitros onde a nota deverá ficar entre 0 a 50 cada um deles.

Com isto um árbitro deverá avaliar os competidores em algumas modalidades, como por exemplo “touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla”. Esta prática é bem comum aqui no Brasil, além de nos Estados Unidos, no México, no Canadá, e em outros países da América do Sul.

publicidade:

Os rodeios de Barretos

A história de Barretos, por muitas vezes se confunde com o rodeio brasileiro. Até o ano de 1955 a região de Barretos era uma cidade muito pacata, e tinha como a sua principal atividade econômica a pecuária. Com isto eram obrigatórias as vias de transporte de um estado para o outro de gado e com isto Barretos era sede do Frigorífico Anglo, que foi instalado no ano de 1913 de propriedade da família real inglesa, com isto todas as suas instalações vieram a lembrar uma vila inglesa.

Esta que na época era considerada como a maior da América Latina. Mas eram assim os peões de comitivas, que reunidos acabavam criando uma série de atividades para se divertirem. E como não se podia deixar de ser durante a realização destes encontros eles tentavam mostrar todas as habilidades na lida com o gado. E nesta época era bastante frequente a vinda de dançarinas de cabarés franceses para entreter tanto os peões de comitivas como também os fazendeiros.

Foi então que em um sábado do ano de 1947 houve uma quermesse realizada pela prefeitura Municipal de Barretos na praça central da cidade onde acontecia o que seria o primeiro rodeio do país, este feito dentro de um grande cercado de arquibancadas. Aos poucos o evento foi considerado famoso, e atualmente temos o grande rodeio de Barretos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook