Atualizado em: 3 julho 2012

Roteirista Nora Ephron - Carreira, Sucessos e Filmes

Nora Ephron era uma escritora fascinante e inteligente, como disse o ator Tom Hanks, que foi o papel principal no seu filme Sintonia de Amor, ao lado de Meg Ryan. A escritora tem um profissionalismo extenso, que começou escrevendo em jornais de Nova York, fazendo sucesso com suas estórias de amor cômicas e incríveis.
Você Sabia?
Os filmes Harry & Sally e Julie & Julia foram os filmes de mais sucesso. A atriz Meryl Streep, que foi uma da personagens principais do filme de 2009, recebeu o prêmio de Melhor Atriz, na 67° edição do Globo de Ouro.
Roteirista Nora Ephron

A morte da roteirista que fascinou o mundo com seus livros e filmes de comédia romântica

Nessa terça-feira (26), o mundo perdeu uma das maiores roteiristas de filmes românticos. A jornalista e roteirista Nora Ephron é conhecida por escrever filmes como “Harry & Sally”, de 1989, “Sintonia de Amor”, de 1993 e “Julie & Julia”, de 2009 e sofria com o câncer (leucemia) e teve pneumonia, falecendo aos 71 anos.

Biografia

Vida

Filha dos dramaturgos, Henry e Phoeby Ephron, Nora nasce no dia 19 de Maio de 1941 e  era a mais velha das quatro filhas, onde se apaixonou pelo mundo da escrita desde pequena. Aos quatro anos de idade, Nora se mudou com seus pais para Beverly Hills, Califórnia e se formou em jornalismo em Massachusetts.

publicidade:

Suas irmãs Delia e Amy também eram roteiristas e sua outra irmã, Hallie também se formou em jornalismo. No final da vida, seus pais se tornaram alcoólatras. Nora foi casada três vezes, com o roteirista Dan Greenburg (1967-1976), o jornalista Carl Bernstein (1976-1980) e o escritor Nicholas Pileggi (1987-2012).

Carreira

Em 1960, Nora começou o seu trabalho de jornalista, no New York Post e Esquire. Ela fez parte de um movimento chamado “New Journalism”, onde o autor mistura a ficção com a realidade. Ela se destingiu por sua escrita, comédias românticas. Logo depois, ela começou a criar roteiros para o cinema, onde escreveu o sucesso “Harry & Sally” (Harry & Sally- Feitos Um Para o Outro, como título no Brasil).

Ela escalou Meg Ryan e Billy Crystal como os papéis principais. Em seguida, escreveu “Sintonia de Amor”, novamente escalando Meg Ryan para o papel principal, só que desta vez ao lado do ator Tom Hanks. Em 2005, Nora fez o remak da série famosa de tv, “A Feiticeira”, com o papel de Samantha a atriz Nicole Kidman e como Jack, o comediante Will Ferrell. Nora dirigiu o último filme “Julie & Julia”, em 2009, com as atrizes Meryl Streep e Amy Adams.

Morte

Nora havia sido diagnosticada com leucemia em 2006. No seu último livro “I Remember Nothing”, de 2010, ela deixava pistas sobre sua doença. Sobre sua morte, muitos roteiristas e escritores, principalmente se lamentaram.

Meg Ryan, Tom Hanks e Meryl Streep disseram notas sobre o acontecido: “Nora foi uma Era”, disse Meg Ryan, “Nós nos vemos em seus sonhos e eles nos tornam nossos”. Tom Hanks a elogiou com uma “diretora fascinante e inteligente” e Meryl Streep falou que seus trabalhos eram “presentes da mente”.

Fotos Nora Ephron

Roteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora EphronRoteirista Nora Ephron

Vídeo Trailer dos Filmes

Harry & Sally- Feitos Um Para O Outro

Sintonia de Amor

A Feiticeira

Julie & Julia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook