Atualizado em: 26 abril 2012

Rafael Sanzio: Biografia e Obras

Saiba mais sobre a vida desse arquiteto, pintor e pesquisador que impressionou a todos com as suas obras e até hoje é lembrado com um dos maiores artistas do mundo.
Você Sabia?
O Papa Julio II contratou Rafael Sanzio para decorar seus apartamentos no Vaticano e as obras ficaram excelentes. Por causa do seu excelente trabalho, que foi realizado em meados de 1508, o pintor passou a se requisitado por toda a cidade.
Rafael Sanzio

Rafael Sanzio é considerado um dos mestres da pintura renascentista. (Foto: Divulgação)

Quem gosta bastante de pintura e teve a oportunidade de estudar a fase renascentista vai lembrar do Rafael Sanzio, que é um exímio pintor e arquiteto italiano que viveu entre os anos de 1483 e 1520.

Ele foi considerado pela crítica um dos melhores e não é a toa que ele estivera ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Juntamente com os dois, ele fizeram do Renascimento uma das épocas mais impressionantes no que diz respeito às obras feitas.

publicidade:

O incentivo paterno

O pai do Rafael Sanzio, que se chamava Giovani Santi, era um pintor sem grande expressividade no mundo das artes, no entanto, isso não quer dizer que seu trabalho não era bom. O grande destaque do Giovani foi de ter incentivado o seu filho a pintar. Durante anos o garoto fora aperfeiçoando suas técnicas e aos 11 anos fora para Perúgia, onde aprendeu a realizar os afrescos (tipo de pintura). Naquela época, seu professor foi Pietro Perugino.

A primeira obra de expressão

O Casamento da Virgem foi a primeira obra de expressão de Rafael Sanzio. A partir daí, o pintor começou a ter interesse em conhecer mais e dar continuidade à sua aprendizagem. Ele passou por Siena, Florença e Roma e teve a oportunidade de conhecer e estar no meio de outros magníficos pintores.

Muitas de suas obras estão no Vaticano e em museus. Apesar do grande talento, a sua vida terminou cedo. Aos 37 anos, ele faleceu e a causa de sua morte até hoje é incerta. De acordo com a maioria dos historiadores, Rafael Sanzio sofria de uma grave febre.

Obras de Rafael Sanzio

Obras do pintor Rafael Sanzio (13)Obras do pintor Rafael Sanzio (12)Obras do pintor Rafael Sanzio (11)Obras do pintor Rafael Sanzio (10)Obras do pintor Rafael Sanzio (9)Obras do pintor Rafael Sanzio (8)Obras do pintor Rafael Sanzio (7)Obras do pintor Rafael Sanzio (6)Obras do pintor Rafael Sanzio (5)Obras do pintor Rafael Sanzio (4)Obras do pintor Rafael Sanzio (3)Obras do pintor Rafael Sanzio (2)Obras do pintor Rafael Sanzio (1)Rafael Sanzio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook