Atualizado em: 6 dezembro 2012

Morre Oscar Niemeyer aos 104 anos

Conheça um pouco a história de vida e obra de um dos maiores arquitetos e engenheiros que o mundo já conheceu, o carioca Oscar Niemeyer, que até hoje mostra todo seu exemplo de vida!
Você Sabia?
Em 2007, um documentário chamado "A Vida é um Sopro", foi lançado mostrando um pouco da vida e obra de Oscar Niemeyer, que teve a direção e o roteiro do cineasta, Fabiano Maciel.

Uma das pessoas mais influentes do Brasil, leva em 104 anos todas suas obras de vida. Oscar Niemeyer é considerado um dos melhores do mundo! (Divulgação)

Um das pessoas mais influentes de toda Arquitetura Moderna, Morre Oscar Niemeyer aos 104 anos, até hoje é considerado pioneiro em plasticas do concreto armado e todas as possibilidades construtivas. Ele nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1907, e sempre foi um legitimo boemio.

Causa da Morte

Ele já estava internado a mais de 33 dias, no Hospital Samaritano, com um quadro de desitratação e infecção respiratória. Mas na noite desta quarta-feira (5/12) por volta das 21h55, Oscar Niemeyer sofreu insuficiência respiratória, e o Brasil viu descansar um dos maiores gênios, uma pessoa que redescobriu da curva, até revolucionar toda a arquitetura, sendo reconhecido mundialmente por grandes projetos e obras durante toda sua vida.

publicidade:

Seu corpo já vai seguir logo pela Manhã desta quinta-feira para o Palácio do Planalto, onde será velado até o final da tarde, voltando ao rio para velação no Palácio da Cidade. A Noite, será fechado um momento apenas para os familiares, sendo reaberto na manhã da sexta-feira para o público.

Ele estudou na Escola Nacional de Belas Artes e se formou como arquiteto e engenheiro em 1934. Mas antes disso ele se casou, com Anita Baldo, com quem teve sua filha Anna Maria, que acabou dando ao pai, cinco netos, e veio a falecer este ano, aos 82 anos.

Vida e Obra

Suas primeiras obras foram a Obra do Berço, no Rio de Janeiro, depois ele foi convidado a projetar o Ministério da Educação e Saúde pelo proprio ministro. Foi representar o Brasil lá fora na Feira Mundial, na cidade americana de Nova York, projetando o “Pavilhão Brasileiro”.
A vida de Oscar Niemeyer mudou quando conheceu, Juscelino Kubitschek, futuro presidente do Brasil, e até então ele era prefeito em Belo Horizonte. JK pediu para que Niemeyer desenvolvesse uma area que fosse comodo para os cidadões.

Veio dai a idealização do chamado Conjunto Arquitetônico da Pampulha e depois vindo a realizar o projeto da Igreja de São Francisco de Assis. Conhecimento mundial, ele foi indicado para fazer parte da equipe de arquitetos que desenvolveram a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), nos Estados Unidos.

Depois disso, ele projetou o Edifico do Banco Boa Vista no Rio de Janeiro, o Parque do Ibirapuera e o Edificio Copan, que são marcos no coração da cidade de São Paulo. Mas realmente uma de suas maiores projeções veio dessa união com o novo presidente, Juscelino, que escolheu para deixcar como responsavel pelo projeto de edificações. Foi realmente um desafio!

Brasilia, Sonho Real!

Esta nova cidade projetada, era cercada de controversia, em relação aos preceitos urbanistas da epoca, que criticavam antes mesmo de darem a largada para a construção.

Oscar Niemeyer conseguiu realizar as projeções do Palácio da Alvorada, do Palácio do Planalto, da Igrejinha da 307, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Edificio do Congresso Nacional e casa do Cantador. Abaixo você vai conferir algumas obras de Niemeyer e conferir de perto o grande genio que ele foi durante sua caminhada.

Obras de Niemeyer

Obras Niemeyer 15Obras Niemeyer 14Obras Niemeyer 13Casa do CantadorObras Niemeyer 11Obras Niemeyer 10Obras Niemeyer 09Obras Niemeyer 08Obras Niemeyer 07Obras Niemeyer 06Obras Niemeyer 05Obras Niemeyer 04Obras Niemeyer 03Obras Niemeyer 02Obras Niemeyer 01Oscar NiemeyerUma das pessoas mais influentes do Brasil, leva em 104 anos todas suas obras de vida. Oscar Niemeyer é considerado um dos melhores do mundo! (Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook